Campus Ifal Marechal Deodoro
O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro realiza, de 14 a 16 de julho, a 1ª Semana de Letras (Semale), com o tema “Clarice Lispector e as buscas pelas identidades femininas”. O evento contará ainda com uma exibição celebrativa, performance e mesas-redondas em torno da literatura e obras da escritora homenageada. As inscrições…
O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro realiza, de 14 a 16 de julho, a 1ª Semana de Letras (Semale), com o tema “Clarice Lispector e as buscas pelas identidades femininas”. O evento contará ainda com uma exibição celebrativa, performance e mesas-redondas em torno da literatura e obras da escritora homenageada. As inscrições são gratuitas e abertas também para professores das redes municipal e estadual de ensino.
Nesta segunda-feira (14), os organizadores prepararam uma comemoração especial para dar início ao evento, com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Carlos Avelino da Silva, de Marechal Deodoro, para assistirem à exibição do filme “A hora da Estrela”, de Suzana Amaral, em celebração aos 40 anos da obra de Lispector. A medição do debate após o filme ficou por conta dos discentes do curso superior de Licenciatura em Letras – Português do Campus Marechal.
Já nesta terça-feira (15), após a abertura oficial da Semale, será realizada a mesa-redonda que levará o tema “HQ’s alagoanas escritas por mulheres”, tendo como participantes a Professora Mariana Petrovana, da Ufal, e a Professora Janaína Araújo. Também será apresentada a performance “Vazia de mim, cheia de silêncios”, interpretada pelos discentes da Escola Técnica de Artes da Ufal: Cláudia Rafaela da Silva, Eliel Monet, Gislaine Vieira e Maria Cristina dos Santos.
Na quarta-feira (16), a programação terá início com a mesa-redonda “Literatura Alagoana Contemporânea Feminina”, com a participação da Professora Elaine Rapôso (Ifal Campus Maceió). Em seguida, será realizada a mesa-redonda “A influência de Clarice Lispector na Literatura Contemporânea”, com Magno Almeida, Lys Calixto e Richard Plácido, todos vinculados à Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A noite seguirá com a roda de conversa “A Literatura para além da sala de aula”, com as professora Vanúsia Amorim (Ifal Campus Satuba), Hélia Pinheiro (Seduc – AL) e Dénisson Queiroz (Seduc – AL). Encerrando as atividades, será realizada a conferência “Literatura, Ensino e Escritas Femininas”, ministrada pela professora Juliana Lima (Seduc – AL).
As inscrições para a Semana de Letras devem ser realizadas previamente, exclusivamente para as atividades dos dias 15 e 16, com o objetivo de garantir o certificado de participação, que contará com carga horária. O evento é aberto ao público em geral. Mais informações estão disponíveis no Instagram @1_semale. As inscrições podem ser feitas pelo site marechal.ifal.edu.br.
A 1ª Semana de Letras do Ifal é fruto do componente curricular Práticas Extensionistas Integradas ao Currículo (Peic) na área de Literatura e tem como objetivo promover reflexões sobre literatura, ensino e as múltiplas expressões da identidade feminina, a partir da obra de Clarice Lispector e de outras produções literárias contemporâneas, especialmente aquelas protagonizadas por mulheres.