A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Penedo coloca à disposição do público feminino o Implanon, contraceptivo para evitar gravidez indesejada está disponível nos postos de saúde.
Assim como o Dispositivo Intrauterino (DIU), o novo método anticoncepcional de longa duração está acessível à população graças ao Sistema Único de Saúde (SUS), podendo permanecer no corpo da mulher por até três anos.
De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Implanon é mais adequado para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, mas outros grupos também podem ser beneficiados.
“Disponibilizamos as aplicações com o foco na faixa etária de 15 a 19 anos. Nosso projeto tem como objetivo reduzir a gravidez na adolescência, assim vamos reduzir a mortalidade materna e a mortalidade infantil”, explica a enfermeira Dannyelly Costa, da área técnica da Saúde da Mulher da Prefeitura de Penedo.
Todas as dúvidas da mulher que queira colocar o Implanon podem ser tiradas na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde será avaliada para identificar se ela se enquadra ou não nos critérios do uso do implante.
Nos casos de menores de idade que já tiveram relações sexuais, é preciso a autorização dos pais ou responsáveis.
A Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, esclarece que todo o procedimento está sendo feito com responsabilidade, seguindo critérios técnicos da OMS, com avaliação da equipe multiprofissional e o envolvimento das famílias, quando for necessário.
“Essa é mais uma importante ação da nossa gestão em favor da saúde da mulher e do futuro das nossas adolescentes. A gente sabe que esse é um momento da vida repleto de descobertas, mas também de vulnerabilidades sociais, emocionais e econômicas. Muitas vezes, elas não têm acesso às informações ou aos métodos contraceptivos mais eficazes, e isso contribui para ciclos de exclusão e abandono escolar. Ao ofertar um método moderno, seguro e de longa duração, estamos garantindo mais autonomia, proteção e cuidado com o futuro das nossas meninas”, declarou Waninna.
Como funciona o Implanon?
Com a forma de um bastão de silicone bem pequeno, o implante é inserido na parte interna do braço não dominante, ou seja, aquele que não é usado para escrever. Depois de inserido, o implante passa a liberar um hormônio chamado etonogestrel, que impede a liberação dos óvulos, evitando a gravidez.
Vale lembrar que o implante contraceptivo previne apenas a gravidez indesejada. Portanto, é essencial fazer o uso do preservativo para se proteger também das infecções sexualmente transmissíveis.
Texto Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS