Além da proteção ambiental, a campanha tem um forte impacto sanitário
Alagoas se tornou referência ao bater o recorde de 297 toneladas de pneus inservíveis recolhidos por meio da campanha “Pneu usado tem descarte certo”, uma ação integrada entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Alagoas Ambiental. Para o secretário de…
Alagoas se tornou referência ao bater o recorde de 297 toneladas de pneus inservíveis recolhidos por meio da campanha “Pneu usado tem descarte certo”, uma ação integrada entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Alagoas Ambiental.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Gino César, o sucesso da campanha é resultado direto de uma gestão comprometida com a sustentabilidade e a vida das pessoas.
“O governador Paulo Dantas tem apoiado de forma decisiva todas as políticas que unem meio ambiente, saúde e desenvolvimento sustentável. Essa campanha é a prova de que, com vontade política e parceria entre as secretarias, conseguimos alcançar resultados históricos que protegem o meio ambiente e salvam vidas”, destacou o secretário.
Neste ano, os municípios-polo Delmiro Gouveia, Craíbas, Maceió, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, entre outros, já se propõem a participar ativamente da iniciativa com mobilização popular e pontos de entrega em borracharias e espaços públicos.
Além da proteção ambiental, a campanha tem um forte impacto sanitário, com a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A Sesau participa neste ano de forma estratégica com ações educativas e de vigilância em saúde, reforçando o caráter intersetorial da campanha.
Os pneus recolhidos são destinados à usina da Alagoas Ambiental, localizada no município de Pilar. A planta é a primeira em Alagoas voltada exclusivamente para o beneficiamento de pneus inservíveis e tem capacidade de trituração de até duas toneladas por hora, transformando os resíduos em combustível alternativo para uso na indústria.
A expectativa da Semarh, da Sesau e da Alagoas Ambiental, é ampliar a campanha em 2025, com novos municípios e parcerias com empresas, escolas e lideranças comunitárias, reforçando o papel de Alagoas como exemplo nacional em gestão ambiental e responsabilidade social.
Para garantir a participação do município ou obter mais informações, entrar em contato pelo WhatsApp, nos números (82) 98884-6919 ou (82) 98187-5839.