segunda-feira, setembro 29, 2025
spot_img

Caso Praia do Peba: Em reunião no MPF, minuta de TAC sobre ordenamento é discutida com o município


Praia do Pontal do Peba (Litoral Sul) – É um encontro romântico entre o Rio São Francisco e o mar, no município de Piaçabuçu. Ideal para passeios de barco, nas dunas e banho relaxante nas piscinas naturais.

Ainda não há definição ou assinatura de um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre o ordenamento da faixa de areia da Praia do Peba, em Piaçabuçu (AL)

Nesta terça-feira (12), o procurador da República Érico Gomes de Souza conduziu reunião com representantes da Prefeitura de Piaçabuçu e de outros órgãos para tratar da necessidade de cumprimento da Resolução nº 31/2016 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental de Alagoas (Cepram/AL). A norma proíbe o tráfego de veículos na zona costeira, exceto em situações justificadas, e exige a adoção de medidas para transferir o fluxo atualmente feito na faixa de areia para vias internas.

Durante o encontro, o MPF apresentou uma minuta de TAC com o objetivo de estabelecer um plano de trabalho, prazos e metas para essa transferência. O documento será encaminhado formalmente ao município, que terá 15 dias para se manifestar — aceitando-o ou apresentando contrapropostas. Somente após a análise dessas manifestações e eventuais ajustes é que poderá haver assinatura de um TAC.

Veja também: MPF recomenda controle de tráfego de veículos na faixa de areia em Feliz Deserto para proteção ambiental

MPF recomenda medidas para impedir tráfego de veículos na Praia do Pontal do Peba

O procurador Érico Gomes destacou que o plano a ser elaborado pelo município deve conter objetivos claros e cronograma definido para a retirada do tráfego de veículos da faixa de areia, em conformidade com a legislação ambiental.

Leia Mais: Inspeção flagra irregularidades no ordenamento do tráfego na Praia do Peba

Medidas emergenciais são adotadas para solucionar trânsito irregular na praia do Pontal do Peba

O tema vem sendo acompanhado no âmbito de um inquérito civil instaurado pelo MPF, que também monitora os impactos ambientais e sociais da circulação de veículos na Praia do Peba. Em fevereiro deste ano, o MPF recomendou que a Prefeitura adotasse, no prazo de 60 dias, medidas para impedir o tráfego de veículos no local. Antes do feriado da Semana Santa, o município editou decreto com regras provisórias para o trânsito na praia, mas ainda há pendências no cumprimento das obrigações, como o MPF constatou em inspeção realizada em junho.

Inquérito Civil nº 1.11.001.000177/2024-42





Fonte: Alagoas 24h

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS