Operação Dunas
Ação ocorreu na APA de Piaçabuçu e investiga intimidações contra agentes ambientais em território que inclui área quilombola
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira, 15, a Operação Dunas, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre ameaças feitas a servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Área de Proteção Ambiental (APA) de Piaçabuçu, em Alagoas.
SIGA O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
As intimidações buscavam impedir a atuação de fiscalização ambiental na unidade de conservação federal, que também abrange território reconhecido como quilombola. Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça.
Além das buscas, uma medida cautelar foi imposta a um dos investigados, proibindo sua aproximação dos servidores ameaçados. Por questões de segurança e para preservar as investigações, os nomes dos servidores e dos alvos das medidas judiciais seguem em sigilo.
A PF informou que segue com as apurações para identificar todos os envolvidos e garantir a continuidade da atuação legal dos agentes ambientais na região.