domingo, setembro 28, 2025
spot_img

Magia da Terra: 3° Encontro de Parteiras, Rezadeiras e Meizinheiras Indígenas e Quilombolas


O município alagoano de Palmeira dos Índios recebe neste sábado (30), na Aldeia Mata da Cafurna, o 3° Encontro de Parteiras, Rezadeiras, Meizinheiras Indígenas e Quilombolas, dentro do Projeto Magia da Terra, coordenado pela mestra Koram Xucuru-Kariri, através do grupo Wpyra Swpira, que foi o primeiro Ponto de Cultura na cidade. Realizado pela primeira vez…

O município alagoano de Palmeira dos Índios recebe neste sábado (30), na Aldeia Mata da Cafurna, o 3° Encontro de Parteiras, Rezadeiras, Meizinheiras Indígenas e Quilombolas, dentro do Projeto Magia da Terra, coordenado pela mestra Koram Xucuru-Kariri, através do grupo Wpyra Swpira, que foi o primeiro Ponto de Cultura na cidade.

Realizado pela primeira vez em 2018, o encontro nasceu com o propósito de reunir mestras guardiãs do repasse de saberes e fazeres no campo da saúde coletiva, da vida, da cura, do cuidado com a natureza e o cuidado com a comunidade. O encontro é uma imersão de vivências em práticas integrativas e desafios na saúde, é um intercâmbio cultural e feitura em rede.

O Projeto Magia da Terra integra a Associação Indígena do Grupo Wpyra – Swpyra Xucuru-Kariri da Mata da Cafurna, criada em 2002 por um grupo de dez famílias lideradas por mulheres. Desde sua origem, a iniciativa tem como missão o fortalecimento da cultura e das tradições indígenas, além da valorização da medicina tradicional e da geração de renda comunitária.

À frente do projeto, Koram Xucuru-Kariri atua como mezinheira, multiplicadora de saberes e defensora da preservação do conhecimento ancestral. Ela ministra cursos e oficinas em Alagoas e em outros estados, difundindo o uso das ervas tradicionais e terapias integrativas como caminhos de cura e fortalecimento cultural.

Para Koram, o Encontro representa muito mais que um evento.

“Esse encontro simboliza a preservação de saberes ancestrais, o cuidado com a humanidade, a espiritualidade e a cura holística. É também resistência, política, protagonismo feminino e integração com a medicina ocidental. Trata-se de valorizar e proteger práticas fundamentais para o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas, quilombolas, povos de terreiro e demais comunidades tradicionais. Essas mulheres representam raízes profundas e flores de resistência, garantindo a continuidade da nossa existência.”

Programação:

Dia 30/08

08:00 – Recepção e desjejum

08:30 – Abertura com roda de toré

09:00 – Grande roda de diálogos entre Parteiras, Benzedeiras, Meizinheiras e instituições

13:30 – Almoço

14:30 – Palestra: Fitoterápicos e o corpo da mulher.

14:30 – Tenda de cuidados.

16:00 – Encerramento e toré de fechamento.

Realização: PNAB Ministério da Cultura e Grupo Indigena Wpyra Swpira
Memória, Produção e Comunicação: Projeto Magia da Terra e Keka Rabelo

Apoio: MOPS Alagoas, ANEPS Alagoas, UFAL, SESAI E FUNAI e Sindicato dos Bancários e matéria Jamerson Soares.

Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

SERVIÇO

3° Encontro de Parteiras, Rezadeiras e Meizinheiras Indígenas e Quilombolas

Data: 30 de agosto (sábado)
Local: Aldeia Mata da Cafurna – Palmeira dos Índios
Horário: 08h
Ingressos: entrada gratuita
Mais informações:
@aigws @magiadaterra_mt (Instagram)





Fonte: Alagoas 24h

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS