O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informou que a partir de agora haverá tolerância para avanços de semáforos entre as 23h e 5h. A medida passou a valer após a publicação da portaria de número 0449/2025, publicada na edição extraordinária do Diário Oficial da segunda-feira, 08. Segundo o superintendente do DMTT, André de…
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informou que a partir de agora haverá tolerância para avanços de semáforos entre as 23h e 5h. A medida passou a valer após a publicação da portaria de número 0449/2025, publicada na edição extraordinária do Diário Oficial da segunda-feira, 08.
Segundo o superintendente do DMTT, André de Alcântara Costa, o intuito da medida é reduzir a prática de crimes violentos contra motoristas e motociclistas que trafegam pelas ruas de Maceió no período indicado.
“Com o crescimento das cidades, algumas medidas se tornam necessárias para combater crimes e muitas vezes a simples parada em um horário mais tardio, como uma da manhã, deixam o condutor e quem está no veículo expostos a atos criminosos. Com isso tomamos essa decisão para um movimento que já é adotado em outras cidades do País”, informou.
Para que o condutor esteja livre da multa por avançar o sinal vermelho, ele deve parar o veículo antes da faixa de retenção, observar o entorno do cruzamento e, só após observar que consegue transtor a sinalização com segurança e sem risco de acidente, poderá avançar. Durante o horário, a fiscalização eletrônica permanecerá operante e captando dados dos veículos nos cruzamentos e pontos de travessia semafórica, no entanto não haverá autuação se seguir as recomendações.
“É importante ressaltar que os equipamentos de fiscalização eletrônica existentes nos cruzamentos estarão ativos e se houver avanço fora do período determinado ou até dentro dele, mas oferecendo riscos aos demais condutores, será lavrada a autuação”, destaca o diretor de Policiamento Viário do DMTT, Carlos Moura. “A segurança viária segue como prioridade”, disse.
André Costa ressalta inda que “com os equipamentos de fiscalização funcionando nesses horários e com os dados coletados por esses meios, teremos como ver possíveis mudanças desse tempo de tolerância, aumentando-o ou reduzindo-o, e até mesmo implementar ações para o trecho”, disse.
Clique aqui e confira a portaria na íntegra.