Prazos importantes
– 20 de outubro de 2025: cadastro ou atualização de dados dos professores, diretores e secretarias de educação. É indispensável que todas as escolas municipais realizem novo cadastro ou façam a atualização cadastral já existente no sistema do Saeb. Formulários ou bases não atualizadas poderão gerar falhas na participação ou nos dados coletados.
– 20 de outubro a 31 de novembro de 2025: aplicação dos testes e questionários impressos.
– Setembro a novembro de 2025: período de aplicação dos questionários eletrônicos. As escolas devem assegurar infraestrutura adequada (internet, equipamentos, ambiente de aplicação) para que o processo ocorra sem problemas.
– A partir de 6 de julho de 2026: resultados preliminares estarão disponíveis no Sistema Saeb.
– 6 a 10 de julho de 2026: prazo para interpor recursos contra os resultados preliminares.
– A partir de 28 de agosto de 2026: divulgação dos resultados dos recursos interpostos e resultado final no Sistema Saeb.
Novidades para 2025
Pela primeira vez, as famílias dos estudantes terão questionários específicos. No caso de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, o questionário será impresso, entregue para que levem para casa e devolvido à escola.
Além disso, escolas da rede pública com menos de 10 estudantes nos 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental também participarão das avaliações de português e matemática pela via censitária. E haverá ainda inclusão de recursos para estudantes com deficiência: provas em braille para alunos do 9º ano, tempo adicional, sala especial, entre outros.
Preocupações e alertas
A CNM alerta que o não cumprimento desses prazos ou a falta de atualização dos dados e preparação das escolas pode acarretar em:
– ausência de participação em instrumentos censitários ou amostrais, o que compromete a representatividade dos dados do Município;
– dados inconsistentes ou incompletos, prejudicando diagnósticos, políticas públicas e aplicação de recursos federais que dependem de indicadores Saeb;
– dificuldades operacionais e logísticas no período de aplicação dos questionários; e
– implicações para a transparência e prestação de contas, visto que os resultados do Saeb são referência para avaliações nacionais e para cumprimento de metas da educação.
Recomendações
Por fim, a Confederação destaca a necessidade de atualizar e/ou verificar cadastros no Sistema, mobilizar as secretarias municipais de Educação para orientar diretores e professores sobre as novidades, garantir infraestrutura adequada, incluindo internet, equipamentos e equipe de aplicação, para todos os tipos de aplicação (eletrônica, impressa e voltada às famílias), planejar a logística de entrega e devolução dos questionários impressos, especialmente os destinados às famílias, e acompanhar atentamente as publicações do Inep quanto a mudanças ou retificações no cronograma e nas exigências.
Da Agência CNM de Notícias
Foto: Lucas Fermin/Seed-Pr