sábado, setembro 27, 2025
spot_img

É #FAKE vídeo de Bolsonaro pedindo doações para pagar dívidas e despesas médicas; trata-se de golpe com uso de IA


É #FAKE vídeo em que Bolsonaro pede doações para custear dívidas de processos e despesas médicas; trata-se de golpe

Circulam nas redes sociais anúncios com um vídeo no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece pedindo doações para pagar dívidas com processos e despesas médicas. É #FAKE. Como é o vídeo? Ele circula como anúncio pago nas redes sociais da Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads) desde esta segunda-feira (22) com a seguinte legenda: “Patriotas, este é um momento de união!…

Circulam nas redes sociais anúncios com um vídeo no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece pedindo doações para pagar dívidas com processos e despesas médicas. É #FAKE.

  • Ele circula como anúncio pago nas redes sociais da Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads) desde esta segunda-feira (22) com a seguinte legenda: “Patriotas, este é um momento de união! Nosso líder enfrenta dias difíceis, com perseguições, processos e desafios que nenhum homem deveria carregar sozinho. […] Cada doação é um gesto de fé, de esperança e de amor à pátria”.
  • A propaganda exibe um vídeo manipulado com inteligência artificial (IA) para atribuir a Bolsonaro uma declaração falsa, dizendo: “Os ataques, os processos, as dívidas e até os problemas de saúde tem sido um fardo pesado demais para carregar sozinho. […] Estou aqui com humildade, pedindo a sua ajuda, criando tenhamos essa vaquinha solidária para que cada patriota possa contribuir”.

No final, um botão “saiba mais” redireciona a vítima a um site que imita a plataforma de doações on-line “Vakinha” (para dar aparência de credibilidade) e aplica um “golpe do PIX”. Com uma foto do ex-presidente e o título “Ajude Bolsonaro nesse momento difícil”, a página induz a vítima a inserir dados pessoais (como CPF e telefone) e transferir um valor. O dinheiro vai para uma intermediadora de pagamentos, que não deixa claro quem é o destinatário final.

  • A campanha mentirosa é classificada na categoria “Saúde/Tratamentos”, com meta de R$ 5 mil. À direita, há um painel com parciais do valor arrecadado e do número de apoiadores. Em sites verídicos, esses indicadores costumam aumentar com o passar do tempo. Mas, no caso da campanha golpista, eles reduzem a cada nova atualização – e esse é mais um indício de que se trata, mesmo, de uma fraude.

Por que isso é mentira?

O vídeo dos anúncios usa IA para manipular uma gravação originalmente publicada em 14 de julho no perfil oficial do ex-presidente no Instagram. No registro, Bolsonaro diz que não afirmou à Jovem Pan que estava “fora” das eleições de 2026. Em nenhum momento, mencionou alguma vaquinha solidária.

O Fato ou Fakesubmeteu o conteúdo falso à ferramenta Hiya Deepfake Voice Detector, que detecta áudios fabricados sinteticamente. Resultado da análise: nota 1 – em uma escala que vai de 0 a 100. Um valor baixo como esse indica que o material analisado tem altíssima probabilidade de ser deepfake (técnica de adulteração que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos).

Procurada pelo Fato ou Fake para comentar o vídeo falso com Bolsonaro, a assessoria de imprensa da Meta não havia respondido a última atualização desta reportagem.





Fonte: Alagoas 24h

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS