Na edição de 2024, trezes alunos da rede municipal conquistaram dezoito medalhas, sendo cinco da etapa nacional, incluindo uma medalha de ouro.
Texto: Izabelle Targino | Fotos: Filipe Vieira
A educação de Coruripe segue garantindo importantes premiações. Desta vez, 13 estudantes de quatro escolas municipais conquistaram 18 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A solenidade de premiação foi realizada nesta segunda-feira (29), na Universidade Federal de Alagoas.
Entre os premiados, cinco conquistaram medalhas nas etapas nacional e regional. A estudante da Escola Liege Gama, Úrsula de Almeida Romão, garantiu medalha de ouro tanto na etapa nacional, como na etapa regional.
O prefeito Marcelo Beltrão participou da solenidade de premiação. Para ele, o resultado alcançado é um reflexo do esforço conjunto da comunidade escolar.
“Participamos hoje de um evento que trouxe muita felicidade e orgulho para o nosso município, a premiação da OBMEP aqui na Universidade Federal de Alagoas. Coruripe foi o município com o maior número de medalhas, e isso é motivo de muito orgulho. A Úrsula conquistou a medalha de ouro e serve de inspiração e estímulo para tantos outros talentos que também querem brilhar no cenário nacional, mas acima de tudo através da educação. Esse resultado é fruto do esforço de todos os profissionais da rede e mostra o que é uma educação pública de qualidade”, destacou o prefeito.
A OBMEP é considerada a maior competição científica do país, reunindo milhões de estudantes de escolas públicas e privadas. Além de estimular o aprendizado da matemática, a olimpíada abre portas para bolsas de estudo, programas de iniciação científica e oportunidades que podem transformar a vida dos jovens participantes.
A Escola Municipal Liege Gama teve dez alunos premiados, sendo 4 com medalhas nacionais e regionais. O professor Antônio Gonçalves, vice-gestor da escola, acompanha o projeto desde 2013 e ressalta a importância do trabalho contínuo de incentivo.
“A gente já vem nessa luta da OBMEP desde 2013, com o trabalho da professora Alexandrina em criar um laboratório voltado para as Olimpíadas. Graças a esse grande projeto, já conquistamos 56 medalhas ao longo dos anos. É gratificante porque, além da medalha, o aluno também recebe uma bolsa de estudo. Hoje conseguimos trazer 10 alunos para a UFAL, o que já é uma grande vitória. Continuaremos esse trabalho nos próximos anos”, afirmou.
A gestora da Escola, Alexandrina Gouveia, também celebrou o resultado histórico para a rede municipal. “Estamos muito felizes, porque desta vez conquistamos o tão sonhado ouro da Escola Liege Gama. Hoje tivemos 10 alunos premiados com medalhas de bronze, prata e ouro da nossa Escola e mais três alunos das Escolas Claudio Daniel, Santa Ana e José de Carvalho. É um grande orgulho para a nossa Educação e para o nosso município”, disse.
Emocionada, a aluna Úrsula de Almeida Romão compartilhou sua alegria pela conquista. “Estou muito feliz por estar vivendo essa oportunidade incrível de receber a medalha. Foi emocionante participar da premiação no Rio de Janeiro, quando peguei a medalha nacional. É uma experiência que levarei para sempre”, declarou.
Para Coruripe, os resultados alcançados pelos estudantes representam mais um passo no fortalecimento da educação pública e no reconhecimento dos investimentos feitos na área.
Confira a lista das Escolas, professores e alunos medalhistas nesta edição de 2024:
>Escolas premiadas:
Escola São Rafael
Escola Liege Gama
>Professores premiados:
Elaine Regina Souza – Liege Gama
Zenilda Josefa da Silva Oliveira – Liege Gama
Antônio Gonçalves Fernandes – Liege Gama
Marcos Jose de Souza Dantas – São Rafael
Valdirene da Silva Santos – Cláudio Daniel
>Alunos Premiados Nacional:
Ursula de Almeida Romao – Ouro – Liege Gama
Lucas Luan Oliveira Alves – Prata – Liege Gama
Maria Eduarda dos Santos Silva – Bronze – Liege Gama
Pedro Gabriel Lima Santos – Bronze – Liege Gama
Pedro Henrique Lima Silva – Bronze – Cláudio Daniel
>Alunos Premiados Estadual
Ursula de Almeida Romao – Ouro – Liege Gama
Lucas Luan Oliveira Alves – Ouro – Liege Gama
Maria Eduarda dos Santos Silva – Prata – Liege Gama
Pedro Gabriel Lima Santos – Prata – Liege Gama
Pedro Henrique Lima Silva – Prata – Cláudio Daniel
Yasmim Kauany Canuto dos Santos – Bronze – Santa Ana
Daniel Kaue de Lima Silva – Bronze – Liege Gama
Damian Lucas de Morais Dias – Bronze – Liege Gama
Kaio Guilherme Santos Ferreira – Bronze – José De Carvalho
Lucas Gabriel Gonçalves S de Carvalho – Bronze – Liege Gama
Davi Weverton Pereira da Silva – Bronze – Liege Gama
Maria Eduarda Viana Tavares – Bronze – Liege Gama
Agatha Manuelle de Almeida Romão – Bronze – Liege Gama