Realizado no Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília Alvorada, o encontro teve como tema central Integral Nacional | Foto Abrid
Entre os dias 23 e 25 de setembro, a Polícia Científica de Alagoas foi representada no Congresso da Cidadania Digital por sua perita-geral, Rosana Coutinho, e pelo chefe administrativo do Instituto de Identificação, o papiloscopista Marcelo Casado. O evento, um dos principais fóruns sobre o tema no país, dedicou-se a debater inovação tecnológica, identidade civil…
Entre os dias 23 e 25 de setembro, a Polícia Científica de Alagoas foi representada no Congresso da Cidadania Digital por sua perita-geral, Rosana Coutinho, e pelo chefe administrativo do Instituto de Identificação, o papiloscopista Marcelo Casado. O evento, um dos principais fóruns sobre o tema no país, dedicou-se a debater inovação tecnológica, identidade civil e transformação digital no setor público.
Realizado no Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília Alvorada, o encontro teve como tema central “Integração Nacional”. O congresso reuniu especialistas, representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, além de membros da iniciativa privada, para discutir os avanços e desafios da cidadania digital no Brasil.
Ao longo de três dias, a programação abordou temas como o Sistema Biométrico Federal, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o uso da inteligência artificial na administração pública, a infraestrutura pública digital e os desafios da biometria infantil e neonatal, visando ampliar a cobertura da identificação civil no país.
Para a perita-geral Rosana Coutinho, a participação no Congresso reforça o compromisso da Polícia Científica de Alagoas em se alinhar às transformações digitais.
Essas mudanças impactam diretamente a rotina dos Institutos de Identificação, Criminalística e Medicina Legal, nos quais a integração nacional em bases de dados, a padronização de sistemas e o uso de tecnologias avançadas representam não apenas ganhos em eficiência, mas também maior segurança jurídica e proteção à cidadania.
“Participar do Congresso de Cidadania Digital foi de grande relevância, especialmente porque, das 27 Unidades da Federação, 17 possuem os Institutos de Identificação vinculados às Polícias Científicas, como ocorre em Alagoas. Além de atuar na emissão segura de documentos civis, o órgão é responsável por resguardar o arquivo civil e criminal do Estado, essencial para a administração e para a segurança pública”, afirmou a perita-geral.
Identificação Neonatal
Rosana ressaltou que a participação no evento evidencia o compromisso com a inovação e com a constante melhoria dos serviços oferecidos à população. Entre os destaques apresentados, está o lançamento do Pacto Nacional pela Identificação Neonatal e Infantil, uma iniciativa que tem como objetivo garantir a identificação de recém-nascidos e crianças desde os primeiros dias de vida.
“A proposta busca assegurar o exercício pleno da cidadania e o acesso a direitos fundamentais, como saúde e educação, além de contribuir para a prevenção de crimes como o sequestro de bebês”, explicou Rosana Coutinho.
Além do congresso, a perita-geral Rosana Coutinho também participou de uma reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Polícia Científica (CONPCI). O órgão colegiado é formado pelas chefias de todas as Polícias Científicas do Brasil.
*Estagiário sob supervisão