Ruas pavimentadas, drenagem, uma praça com alguns bancos e brinquedos para crianças, creche, atendimento médico no posto e domiciliar para quem tem dificuldade de locomoção. Direitos fundamentais e comuns em tantos lugares não faziam parte do cotidiano de boa parte dos moradores da comunidade Vila de São Francisco, uma extensão do povoado Folha Miúda, situado…
Ruas pavimentadas, drenagem, uma praça com alguns bancos e brinquedos para crianças, creche, atendimento médico no posto e domiciliar para quem tem dificuldade de locomoção. Direitos fundamentais e comuns em tantos lugares não faziam parte do cotidiano de boa parte dos moradores da comunidade Vila de São Francisco, uma extensão do povoado Folha Miúda, situado na divisa entre os municípios de Craíbas e Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas.
A realidade mudou após uma audiência pública, promovida pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca, em articulação com a sociedade e a participação dos gestores de Craíbas, no primeiro semestre de 2024, quando as demandas foram apresentadas. Para constatar as melhorias implementadas desde então, membros e servidores do MPAL estiveram na comunidade Vila de São Francisco, nesta terça-feira (30).
O subprocurador-geral recursal do MPAL, Valter José de Omena Acioly, participou da visita e destacou a maneira como o trabalho foi feito, a partir de uma articulação com as associações, a comunidade, os promotores de Arapiraca, que respondem por Craíbas, e os gestores municipais.
“Não foi uma transformação apenas material, mas uma transformação de vida e cultural. Aqui era uma área sem ambiente de convivência, com lama, animais mortos. A partir do chamamento do Ministério Público e da comunidade, a situação foi modificada”, salientou.
Observações semelhantes foram feitas pelo promotor de Justiça Maurício Amaral Wanderley, titular da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca. “Hoje é um dia de muita satisfação para o Ministério Público. Quando estivemos aqui para a audiência pública, havia esgoto a céu aberto, animais transitando, muito mato. Agora temos a sensação de dever cumprido”, analisou.
Dona Maria Berenice dos Santos, de 77 anos, que mora em frente à praça entregue à comunidade, recorda que não podia nem ficar na calçada de casa porque tudo era lama e ressaltou a melhoria no serviço de saúde. “Agora a ambulância vem pra porta, só é chamar, tem remédio toda hora, assim eu queira”, reforçou a moradora.
As crianças da comunidade, que acompanharam curiosas a visita, também estavam satisfeitas e entusiasmadas com o resultado da urbanização, tendo uma praça nova, com playground. Além disso, uma nova creche está para ser entregue na localidade.
Os promotores de Justiça Bruno Baptista, Thiago Chacon, Viviane Karla e Cláudio Teles, todos titulares de Promotorias em Arapiraca e com atuação em Craíbas, inclusive na Vila de São Francisco, também participaram da visita e da articulação junto à comunidade para a obtenção das melhorias.