Caipirinha / Ilustração
O primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Alagoas, relacionado ao consumo de bebida alcoólica destilada, foi oficialmente notificado nesta quarta-feira, 8, em Maceió. O alerta foi emitido pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/AL), que classificou a situação como Evento de Saúde Pública (ESP) e continua investigar o…
O primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Alagoas, relacionado ao consumo de bebida alcoólica destilada, foi oficialmente notificado nesta quarta-feira, 8, em Maceió. O alerta foi emitido pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/AL), que classificou a situação como Evento de Saúde Pública (ESP) e continua investigar o caso.
A paciente, uma mulher de 43 anos, relatou ter ingerido uma caipirinha nessa terça-feira (7), e poucas horas depois começou a apresentar sintomas como tontura, mal-estar, náuseas e turvação visual — sinais característicos de intoxicação por metanol, uma substância altamente tóxica, utilizada como solvente industrial e não permitida para consumo humano.
Ela foi encaminhada para uma unidade hospitalar no dia de hoje, onde permanece sob observação. Exames laboratoriais foram coletados, e a família foi orientada a registrar boletim de ocorrência. A Vigilância Epidemiológica do município e do estado já foram acionadas, e o caso segue sob investigação.