quinta-feira, outubro 9, 2025
spot_img

Lula não deveria disputar reeleição para 56%


Quaest: Lula não deveria disputar reeleição para 56%; 42% dizem que sim | Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deveria disputar a reeleição ao cargo para 56% dos brasileiros, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9). Ainda segundo o levantamento, 42% dizem acreditam que o petista deve concorrer novamente ao Palácio do Planalto. LEIA MAIS NOTÍCIAS DA POLÍTICA NACIONAL E INTERNACIONAL ACOMPANHE O…

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deveria disputar a reeleição ao cargo para 56% dos brasileiros, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9).

Ainda segundo o levantamento, 42% dizem acreditam que o petista deve concorrer novamente ao Palácio do Planalto.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA POLÍTICA NACIONAL E INTERNACIONAL

ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

Outros 2% disseram estar indecisos o não responderam ao questionamento.

Se comparado ao último levantamento em setembro, houve uma queda de três pontos percentuais entre os que não desejam uma nova candidatura de Lula. À época, 59% compartilhavam a opinião.

Já entre os favoráveis houve um aumento de três pontos percentuais, saindo de 39% no mês passado e subindo para os 42% de outubro.

Como mostra o gráfico abaixo, o mês de maior assimetria foi maio deste ano, em que 66% diziam preferir que Lula não tentasse se reeleger nas próximas eleições, contra 32% que eram a favor.

Em declarações recentes, Lula tem afirmado que sua participação na corrida eleitoral de 2026 depende do estado de saúde que tenha no momento. Apesar disso, o chefe do Executivo também tem recebido apoio de aliados, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que chegou a confirmar sua candidatura no próximo ano.

A Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas, com 16 anos ou mais, presencialmente, entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.





Fonte: Alagoas 24h

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS