Quaest: para 76%, Bolsonaro deveria desistir de eleição e apoiar outro nome | Foto: Ton Molina/STF
Para 76% dos brasileiros, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão de uma candidatura e apoiar outro nome para disputar a Presidência da República e, 2026, segundo mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9). Outros 18%, contudo, defendem que Bolsonaro permaneça como candidato, enquanto 6% disseram não saber responder ou não opinaram sobre. LEIA…
Para 76% dos brasileiros, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão de uma candidatura e apoiar outro nome para disputar a Presidência da República e, 2026, segundo mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9).
Outros 18%, contudo, defendem que Bolsonaro permaneça como candidato, enquanto 6% disseram não saber responder ou não opinaram sobre.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA POLÍTICA NACIONAL E INTERNACIONAL
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
O ex-chefe do Executivo está inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A Corte entendeu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2022. Ele tentou recorrer da decisão, mas não obteve sucesso até o momento.
Recentemente, Bolsonaro também foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 27 anos e três meses de prisão no processo que julgava uma tentativa de golpe de Estado no país.
A pesquisa aponta que os que defendem que o político do PL deixe de lado uma tentativa de concorrer às eleições e opte por declarar apoio a outro candidato vêm aumentando na série histórica, registrada pela primeira vez em maio deste ano.
Em seis meses, a porcentagem cresceu onze pontos percentuais. Já a defesa para que Bolsonaro mantenha a candidatura caiu oito pontos percentuais no mesmo período.
Outros nomes da direita brasileira, contudo, se mostram à disposição de adentrar a disputa. É o caso dos governadores Ronaldo Caiado (União), de Goiás, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, que já se lançaram como pré-candidatos ao Palácio do Planalto.
A Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, presencialmente, entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.