Simulado teve como objetivo aperfeiçoar o trabalho conjunto das forças de segurança em situações de crise
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou, na noite dessa quinta-feira (9), um exercício simulado que impressionou pelo alto grau de realismo e pela eficiência das equipes envolvidas. A ação, que reproduziu um ataque a uma agência bancária na capital, integrou as atividades práticas dos cursos Operações Policiais Integradas e Plano de Gestão…
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou, na noite dessa quinta-feira (9), um exercício simulado que impressionou pelo alto grau de realismo e pela eficiência das equipes envolvidas. A ação, que reproduziu um ataque a uma agência bancária na capital, integrou as atividades práticas dos cursos Operações Policiais Integradas e Plano de Gestão de Crises de Segurança na Cidade, promovidos pela SSP.
O simulado teve como objetivo aperfeiçoar o trabalho conjunto das forças de segurança em situações de crise, reproduzindo com riqueza de detalhes todas as fases de um ataque, desde a ação criminosa até a prisão dos envolvidos. Sons de disparos, bombas, uso de reféns como escudo-humano, a intensidade e autenticidade ao exercício chamaram a atenção da população e da imprensa pela proximidade com uma ocorrência real.
Os cursos têm como foco capacitar os agentes das forças de segurança para atuarem em possíveis acionamentos do Plano de Defesa, garantindo uma resposta rápida, integrada e eficaz diante de ameaças complexas, como ataques a bancos e ações de organizações criminosas.
A SSP destacou ainda o apoio essencial da Guarda Municipal de Maceió e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), que contribuíram para o ordenamento do espaço e a segurança no entorno da operação, assegurando que o simulado transcorresse com total controle e segurança para todos os envolvidos.