Feirinha do Quintal movimenta o bairro do Jaraguá com arte, cultura e economia criativa.
O bairro do Jaraguá, neste domingo (12), será o palco da cultura maceioense com mais uma edição da Feirinha do Quintal, uma realização do Instituto Quintal Cria com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). A…
O bairro do Jaraguá, neste domingo (12), será o palco da cultura maceioense com mais uma edição da Feirinha do Quintal, uma realização do Instituto Quintal Cria com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).
A iniciativa propõe a ocupação criativa das ruas e a revitalização cultural e econômica de um dos bairros mais emblemáticos da cidade.
A Feirinha do Quintal oferece uma programação diversificada que começa às 14h, com a abertura dos estandes de empreendedores locais. A partir das 15h, o público infantil ganha destaque com as oficinas kids, que incluem a construção de instrumentos musicais sensoriais e uma roda de música conduzida pelo musicoterapeuta Tio Jeff, além da Oficina de Quadro Vivo com o grupo Toca da Cria e a Escola Corais, com Michele Leal e Rita de Cássia. No mesmo horário, acontece também a Oficina de Customização com Luana Zaidan, voltada ao público geral.
A partir das 16h, o Theatro Homerinho recebe uma experiência sensorial e musical comandada por Tio Jeff, seguida, às 16h30, por uma sessão de contação de histórias. O encerramento da programação infantil está previsto para às 17h.
No mesmo horário, a música toma conta do Jaraguá com a apresentação da Orquestra Som Nordeste, seguida do set da DJ Clariar, às 19h, e do show da banda Desejo de Belinha, às 20h.
Às 19h, o Theatro Homerinho também se transforma em cineclube, com exibição de curtas-metragens e sessões de debate, reunindo realizadores e o público em um espaço de reflexão e troca cultural.
O encerramento do evento acontece às 22h, com o After no Rex, animado pelo DJ Brigadeiro e convidados, fechando o dia em clima de celebração.
Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, a Feirinha é um reflexo do compromisso da Fundação com a transformação dos espaços urbanos por meio da arte.
“A FMAC tem o papel de fomentar a cultura como ferramenta de desenvolvimento social e econômico. A Feirinha do Quintal revitaliza o Jaraguá, gera renda e fortalece a identidade cultural de Maceió, reafirmando a importância de políticas públicas voltadas à economia criativa”, destacou.
Com o apoio da Prefeitura de Maceió, a Feirinha do Quintal segue fortalecendo o Jaraguá como território criativo, abrindo espaço para novas expressões culturais e impulsionando o desenvolvimento sustentável da cidade.