Mostra sobre identidade e cultura alagoana
Nesta quinta-feira (6/11), às 19h, a Superintendência do Iphan em Alagoas, localizada no bairro do Jaraguá, em Maceió (AL), recebe a exposição “Sinfonia Cabocla”, dos artistas Mariana Calheiros e Wado. A abertura é gratuita e marca o início da I Mostra de Artes Visuais de Alagoas – Alagoas S/A. “Após alguns anos fechada, é com imensa…
Nesta quinta-feira (6/11), às 19h, a Superintendência do Iphan em Alagoas, localizada no bairro do Jaraguá, em Maceió (AL), recebe a exposição “Sinfonia Cabocla”, dos artistas Mariana Calheiros e Wado. A abertura é gratuita e marca o início da I Mostra de Artes Visuais de Alagoas – Alagoas S/A.
“Após alguns anos fechada, é com imensa alegria que reabrimos as portas de nossa Casa do Patrimônio, ainda que de forma temporária, com uma mostra que celebra a cultura e a identidade alagoanas”, disse a chefe substituta da Divisão Técnica da Superintendência do Iphan em Alagoas, Joelma Cornejo.
A mostra, organizada pela MODU Produções e com idealização e curadoria de Henrique Muniz, reúne 30 obras, entre trabalhos inéditos e peças de acervo pessoal. A proposta é oferecer um mergulho na identidade alagoana por meio de diferentes linguagens e referências, mantendo sempre a conexão com o território e suas raízes.
O conceito da exposição combina personagens do cotidiano com paisagens e elementos típicos das cidades do interior, criando um diálogo entre diferentes universos que, à primeira vista, parecem distantes. “Essa união mostra como o DNA alagoano costura partes diversas da nossa identidade, conectando geografia, ancestralidade e identidade cultural”, avalia o curador.
Sobre os artistas
Formada em Educação Artística, Mariana Calheiros tem o trabalho focado em retratar o interior de Alagoas, capturando casas, paisagens e memórias locais. Folguedos, passarinhos, lamparinas, candeeiros, tulipas e lustres aparecem em suas obras, refletindo a vida cotidiana e a cultura popular alagoana.
Wado acumula 23 anos de carreira, 13 discos lançados e músicas gravadas por artistas como Zeca Baleiro, Chico César, Maria Alcina, Marcelo Camelo e Marcos Valle. Com mais de 50 mil ouvintes mensais em plataformas de streaming e faixas que ultrapassam um milhão de plays, seu álbum “Ivete”, dedicado ao axé, foi eleito um dos melhores de 2016.
Serviço
Abertura: 6 de novembro, às 19h
Visitação: até 6 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Local: Superintendência do Iphan em Alagoas
Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 157 – Jaraguá, Maceió – AL
Entrada gratuita



