A iniciativa que tem como co-autores os farmacêuticos Dra. Jéssica da Silva Albuquerque — que também é Coordenadora de Assistência Farmacêutica do município —, Dr. Leandro Honorato da Silva e Dra. Vanaira Valentim Paes; surgiu da necessidade de enfrentar desafios como a polifarmácia, baixa adesão ao tratamento e dificuldades de compreensão do uso de medicamentos por parte dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), especialmente na Atenção Primária à Saúde.
“Com atuação integrada a programas como o e-SUS e o Hiperdia, o serviço conta com equipe multiprofissional e acompanha mensalmente cerca de 80 pacientes em quatro unidades de saúde. Nossos profissionais realizam triagens, entrevistas clínicas padronizadas, intervenções farmacêuticas e ações de educação em saúde, com foco em adesão ao tratamento e melhoria da qualidade de vida dos usuários”, explicou Jéssica Albuquerque.
“Com investimentos nunca antes realizados, seja na estrutura das unidades, na aquisição de equipamentos; e, principalmente, na valorização dos nossos profissionais, há quase nove anos, Santana do Mundaú vive uma nova realidade na saúde com atendimentos eficientes e ações de prevenção e atenção permanente, que garantem mais longevidade e qualidade de vida à nossa população. Assim como outras experiências exitosas, o Amor em Cada Dose tem resultados expressivos: além da estabilização de parâmetros clínicos, como pressão arterial e glicemia, o projeto já evitou hospitalizações e reduziu complicações em diversos casos. Um dos exemplos de sucesso é o de uma paciente analfabeta que, com o uso de pictogramas e organização dos medicamentos, obteve controle da diabetes e hoje colabora na sensibilização de outros moradores da comunidade. Um sucesso atribuído ao ex-prefeito Arthur Freitas, ao prefeito André Castro, a nossa equipe; e aos mundauenses que tanto confiam no nosso trabalho”, destacou a secretária Paula Gomes.