terça-feira, agosto 5, 2025
spot_img

Após final de semana chuvoso, 24 municípios de AL continuam sob alerta do Inmet


A instabilidade no clima de Alagoas segue sendo um tema de preocupação, com 24 municípios ainda sob alerta de risco de chuvas intensas, conforme alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido até pelo menos às 10h desta terça-feira (5). De acordo com o boletim, as precipitações podem variar entre…

A instabilidade no clima de Alagoas segue sendo um tema de preocupação, com 24 municípios ainda sob alerta de risco de chuvas intensas, conforme alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido até pelo menos às 10h desta terça-feira (5).

De acordo com o boletim, as precipitações podem variar entre 20 e 30 mm por hora, podendo alcançar até 50 mm no total diário. O grau de severidade do alerta é classificado como “Perigo Potencial”, o que indica que, embora a ameaça de grandes desastres seja baixa, ainda existem riscos significativos para áreas vulneráveis, como alagamentos e pequenos deslizamentos de terra.

As principais áreas afetadas são aquelas com zonas de risco geográfico, como encostas e áreas próximas a rios, que podem sofrer alterações rápidas com a forte precipitação.

Municípios afetados

O aviso do Inmet abrange diversas localidades em Alagoas, especialmente na região leste do estado, onde os efeitos das chuvas costumam ser mais intensos. Os 23 municípios que permanecem em alerta, são:

Barra de Santo Antônio, Campestre, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres, e Satuba.

Recomendações

  • Evite enfrentar o mau tempo.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto  à Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.





Fonte: Alagoas 24h

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS