segunda-feira, março 31, 2025
spot_img

Arthur Lira leva abastecimento para 22 mil habitantes de mais de 60 comunidades do Sertão


Trabalho de Arthur Lira transforma a realidade dos sertanejos de Alagoas. Assessoria

O trabalho do deputado federal Arthur Lira (PP) está transformando a realidade árida de dezenas de municípios e povoados do Sertão de Alagoas com a implantação de diversos sistemas de abastecimento d’água, levando água potável para mais de 22 mil pessoas. Populações inteiras que antes não tinham água em suas torneiras – ou sequer tinham torneiras e banheiros em suas casas – passaram a contar com abastecimento ininterrupto e de qualidade. O projeto teve suas primeiras inaugurações em 2021 e segue com novos módulos em execução.

Os investimentos totalizam cerca de R$ 118 milhões e as obras são executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Imagine, em pleno século XXI, um cidadão não ter um copo de água, não tomar um banho, cozinhar com água suja e insalubre, não poder lavar uma roupa ou sua casa. Este é um cenário que ainda castiga o Sertão do Brasil. Mas em Alagoas, com muito esforço, estamos colaborando para minimizar esta vergonha. Os sistemas de abastecimento d’água já são uma realidade e vamos trabalhar para ampliá-los cada vez mais”, destacou Lira.

Leia também

O sistema construído pela Codevasf é um conjunto de obras e instalações que fornecem água potável a comunidades urbanas e rurais de baixa renda e em situação de escassez hídrica, englobando captação, adução, tratamento e distribuição de água potável para atender uma determinada população. No caso alagoano, as águas que chegam às residências beneficiadas são captadas no Canal do Sertão, bombeadas até estações de tratamento e distribuídas percorrendo grandes redes de tubulações até chegar aos moradores com eficácia, constância e qualidade.

O primeiro sistema em operação implementado com recursos garantidos por Arthur Lira foi inaugurado em novembro de 2019, beneficiando comunidades rurais no município de Delmiro Gouveia. Na sequência, foram entregues em 2020 e 2021 sistemas que levam água para povoados de Água Branca. De 2012 até 2024, novos sistemas estão plenamente implementados, ou em fase de implementação, em comunidades de Inhapi, Canapi e Pariconha. No total, mais de 60 localidades já foram ou estão sendo beneficiadas com abastecimento d’água antes inexistente.

“Esta é uma conquista dos municípios sertanejos, do povo sofrido do Sertão, da Codevasf e de todos os que enfrentam a dura realidade da seca em Alagoas e no Nordeste do Brasil. Há muito ainda a ser feito por estes homens e mulheres, mas certamente este investimento e o avanço dos sistemas de abastecimento d’água reduzem, e muito, uma dívida histórica de nosso país para com esta população vulnerável, que habita regiões não urbanizadas e que sofre há séculos o drama social da falta de água”, reiterou o deputado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store

Aplicativo na App Store



Glazetaweb

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS