O médico do Hospital do Coração Alagoano, Carlos Humberto, faz alerta sobre as doenças do coração | Ascom Hospital do Coração Alagoano
O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização sobre a saúde do homem. No entanto, muitos pacientes descobrem que são hipertensos ou apresentam doenças cardiovasculares a partir do diagnóstico oncológico. Em 2023, aproximadamente 30% da população brasileira foi diagnosticada com hipertensão arterial, a famosa pressão alta. Os dados são d Vigilância de Fatores…
O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização sobre a saúde do homem. No entanto, muitos pacientes descobrem que são hipertensos ou apresentam doenças cardiovasculares a partir do diagnóstico oncológico.
Em 2023, aproximadamente 30% da população brasileira foi diagnosticada com hipertensão arterial, a famosa pressão alta. Os dados são d Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Essa doença crônica é caraterizada pela elevação da pressão sanguínea nas artérias. Situação que força o coração a trabalhar mais para bombear o sangue e pode causar o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
%20(1).jpg)
“Muitos homens deixam para procurar os médicos apenas quando sentem alguns sintomas. Porém, vale lembrar que algumas doenças do coração, como a pressão alta ou o infarto, muitas vezes são silenciosas”, alerta o diretor médico do Hospital do Coração Alagoano, o cardiologista Carlos Humberto Bezerra.
Para evitar o diagnóstico tardio das doenças cardiovasculares, é importante praticar atividade física regularmente e ter uma alimentação balanceada. Também é necessário evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro, além de realizar os exames periódicos anualmente e a consulta com o cardiologista.
“Cuidar da saúde do homem também é cuidar do coração. Neste novembro azul, o Hospital do Coração Alagoano reforça a importância da prevenção, pois o homem que se cuida, vive mais e vive melhor. Aproveite e marque a sua consulta”, afirma o diretor médico da unidade.



