segunda-feira, novembro 10, 2025
spot_img

Casos de dengue caem 58% em AL, aponta Ministério da Saúde


Enquanto de janeiro a outubro deste ano foram contabilizados 7,3 mil casos prováveis de dengue, no mesmo período do ano passado foram registrados 17,4 mil casos | Foto: Carla Cleto e Olival Santos / Ascom Sesau

Os casos prováveis de dengue em Alagoas caíram 58% entre janeiro e outubro deste ano, é o que afirma dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS). Ao todo, foram contabilizados 7,3 mil casos prováveis de dengue em 2025. Já no ano passado, foram notificados 17,4 mil casos no mesmo período. Quanto aos óbitos, foi confirmada…

Os casos prováveis de dengue em Alagoas caíram 58% entre janeiro e outubro deste ano, é o que afirma dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS).

Ao todo, foram contabilizados 7,3 mil casos prováveis de dengue em 2025. Já no ano passado, foram notificados 17,4 mil casos no mesmo período. Quanto aos óbitos, foi confirmada uma morte neste ano, número inferior ao de 2024, quando houve 20 registros.

Mesmo com a queda, o Ministério da Saúde reforça que é essencial manter os cuidados de prevenção. O controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, zika e chikungunya — continua sendo o principal meio para evitar novos surtos.

ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou o papel da população e das gestões municipais nesse resultado.

“Temos reforçado o pedido para que cada pessoa dedique dez minutos por semana à prevenção. Esse esforço coletivo tem mostrado resultado, com reduções consecutivas nos casos em Alagoas”, afirmou.

Ele também ressaltou o trabalho conjunto com os municípios.

“As secretarias municipais têm sido fundamentais. A Sesau tem oferecido capacitação e apoio técnico aos profissionais de saúde em todo o estado, e essa parceria é o que garante avanços como esse.”

Campanha e vacinação

Neste mês, o Ministério da Saúde lançou uma nova Campanha Nacional contra a Dengue, com o lema “Contra o mosquito, todos do mesmo lado”. A ação busca reforçar o engajamento da população e dos profissionais de saúde no combate aos focos do Aedes aegypti.

A vacinação contra a dengue, iniciada em 2024, segue voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Em Alagoas, a imunização está disponível em municípios das Regiões de Saúde I e VII, que incluem cidades como Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro, Pilar, Batalha, Campo Grande, Girau do Ponciano, entre outras.

Sintomas e cuidados

Os sintomas mais comuns da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, cansaço, manchas vermelhas na pele e dor atrás dos olhos. Em casos mais graves, podem surgir sangramentos e queda de pressão arterial.

A recomendação das autoridades é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma UPA ao surgirem os primeiros sinais. O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico são essenciais para evitar complicações.





Fonte: Alagoas 24h

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS