terça-feira, setembro 30, 2025
spot_img

CBF prepara final única na Copa do Brasil


Troféu da Copa do Brasil. Foto: Divulgação/CBF

A CBF estuda implantar uma final única na Copa do Brasila partir de 2026, com possibilidade de jogo em campo neutro. O novo formato prevê que os clubes da Série A entrem na competição a partir da fase de 16 avos, logo antes das oitavas de final. Essa alternativa faz parte de um pacote mais…

A CBF estuda implantar uma final única na Copa do Brasila partir de 2026, com possibilidade de jogo em campo neutro. O novo formato prevê que os clubes da Série A entrem na competição a partir da fase de 16 avos, logo antes das oitavas de final. Essa alternativa faz parte de um pacote mais amplo de mudanças no calendário do futebol nacional.

A intenção é enxugar o número de datas da temporada, com as novidades sendo anunciadas oficialmente nesta quarta-feira. Entre as propostas, confrontos de ida e volta seriam mantidos apenas das oitavas até as semifinais, enquanto as etapas anteriores passariam a ter jogos únicos. Com isso, a decisão da Copa do Brasil encerraria o calendário nacional, logo após o término do Brasileirão, marcado para 7 de dezembro de 2025.

CBF E NOVO CALENDÁRIO
O ajuste na agenda deste ano foi feito para garantir a presença de clubes brasileiros no Mundial Interclubes da Fifa, no Qatar, a partir de 10 de dezembro. Palmeiras e Flamengo estão de olho na vaga, dependendo do desempenho na Conmebol Libertadores.
Play Video

Chegou a ser discutida a hipótese de todas as fases da Copa do Brasil serem em jogo único, exceto a final, mas essa proposta perdeu força nos bastidores. Uma reunião virtual nesta terça-feira deve definir os últimos detalhes sobre as datas do futebol brasileiro para o próximo ano.

CORTES NOS ESTADUAIS E SÉRIE D
Além da Copa do Brasil, os Estaduais também sofrerão mudanças: cinco datas serão cortadas, e os campeonatos terão no máximo 11 partidas a partir de 2026. A CBF prevê ainda alterações nas copas Verde e do Nordeste e a ampliação da Série D para 96 clubes.

A entidade trabalha para convencer a Conmebol a trocar duas vagas de brasileiros nas preliminares da Libertadores por acessos diretos à fase de grupos, mas a confederação sul-americana se mostra resistente à ideia.





Fonte: Alagoas 24h

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS