O “Circuito Alagoas e Portugal em Cena” promete ser um dos maiores encontros culturais entre Brasil e Portugal já ocorridos no estado. De 10 de outubro a 9 de novembro de 2025, o evento vai reunir gastronomia, música, literatura, artesanato e turismo em uma ampla programação que percorrerá os municípios de Coruripe, Penedo e Barra…
O “Circuito Alagoas e Portugal em Cena” promete ser um dos maiores encontros culturais entre Brasil e Portugal já ocorridos no estado. De 10 de outubro a 9 de novembro de 2025, o evento vai reunir gastronomia, música, literatura, artesanato e turismo em uma ampla programação que percorrerá os municípios de Coruripe, Penedo e Barra de São Miguel, celebrando os 200 anos de amizade e relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.
Promovido com apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), o circuito tem curadoria geral do consulado de Portugal em Alagoas, por meio do cônsul Edgard Barbosa, e dos produtores Chico de Assis e Beth Lopes, além da curadoria gastronômica da jornalista Nide Lins. A produção musical é assinada por Irina Costa e Thiago Amaral.
Com uma programação extensa, o circuito inicia nesta sexta-feira (10), com a apresentação de solistas da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, às 19h30, no Teatro Marista, em Maceió. No sábado (11), os músicos vão se apresentar no Engenho da Barra, às 20h30, durante passeio de catamarã, conduzido pela jornalista Nide Lins, em lançamento do circuito para a imprensa.
Dias 17 e 18, o circuito vai movimentar Coruripe, com espetáculos musicais, mostra de artesanato do Litoral Sul de Alagoas, apresentações de grupos culturais, feira gastronômica e show de fado com a cantora portuguesa Irina Costa.
De 23 a 25 de outubro, o evento desembarca em Penedo, integrando a programação do Festival de Música de Penedo (Femupe). O ponto alto será a recepção ao embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro, no histórico Teatro Sete de Setembro, com apresentação e homenagens a personalidades que promovem o intercâmbio cultural e turístico luso-brasileiro.
Encerrando o circuito, a Barra de São Miguel será palco, entre 6 e 9 de novembro, de uma programação especial com seminários sobre turismo, feiras gastronômicas e de artesanato, desfiles temáticos, rodas literárias e shows musicais.
Entre os destaques, estão o seminário “O Turismo como vetor de desenvolvimento de Alagoas”, mesas redondas sobre turismo criativo, cicloturismo e turismo de eventos no Litoral Sul de Alagoas. Ainda tem a celebração dos 200 anos do escritor português Camilo Castelo Branco, organizada pela Academia Alagoana de Letras em parceria com a Confraria Querosiana de Portugal.
Além de celebrar a história e os laços de irmandade entre os dois países, o evento abre espaço para artesãos do Programa Alagoas Feita à Mão, chefs, artistas e empreendedores culturais, promovendo oportunidades e movimentando o setor criativo do litoral.
Para o cônsul Edgard Barbosa, Alagoas e Portugal em Cena reforça a crença no poder transformador da cultura e do turismo como instrumentos de integração e desenvolvimento econômico.
“O fado encontra MPB, o bacalhau encontra o massunim, o vinho encontra a cachaça, o bordado português encontra o filé, o pastel de Belém encontra o pé-de-moleque, um encontro de alma, sabor e identidade entre duas nações que compartilham história e afeto”, resume o cônsul Edgard Barbosa.