Programa vai incentivar projetos nos nove estados nordestinos, além de norte de MG e Espírito Santo. Para ampliar acesso, MinC e Sesi promovem oficinas de capacitação para novos agentes culturais
O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Emgea, Petrobras, Serpro e Transpetro, realiza, na próxima quinta-feira (7), no Crato (CE), a cerimônia de lançamento do programa Rouanet Nordeste.
Com investimento de R$ 40 milhões, a iniciativa dá continuidade à política de nacionalização e democratização do investimento no setor produtivo cultural por meio do mecanismo de incentivo, além de fortalecer a diversidade cultural da região Nordeste e dos municípios do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
“O desenvolvimento de uma nação passa pela valorização do seu povo, da sua cultura e da sua diversidade. O lançamento do Programa Rouanet Nordeste é mais um passo na nacionalização do fomento, compromisso do MinC firmado com o presidente Lula. O Rouanet Nordeste será o maior edital desde a criação, em 2023, das parcerias, por meio da Lei Rouanet, com empresas públicas e privadas”, destaca a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que estará no Ceará para o lançamento.
Oficinas de capacitação
No mesmo dia do lançamento do Programa, o MinC e o Serviço Social da Indústria (Sesi) darão início às oficinas de capacitação de agentes culturais da região Nordeste. O objetivo é oferecer habilidades técnicas para a elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais. Ao todo, serão realizadas formações presenciais em setes estados da região pela equipe técnica do MinC e do Sesi, além da promoção de transmissões e conferências virtuais com os proponentes.
“Com o programa Rouanet Nordeste, estamos expandindo o acesso aos recursos da Lei Rouanet para agentes culturais de estados historicamente menos contemplados com o fomento. Nosso maior objetivo é fortalecer a cultura brasileira e reafirmar a força do setor produtivo cultural como vetor de desenvolvimento social e econômico”, afirmou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura ( Sefic ), Henilton Menezes. Segundo ele, as oficinas visam tornar o processo de submissão de propostas culturais mais acessível e facilitado para proponentes iniciantes e experientes.
“A parceria entre o Sesi e o Ministério da Cultura, em especial nos editais dos programas Rouanet, consolidou-se como um marco na qualificação de milhares de gestores culturais, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo a sustentabilidade do setor cultural brasileiro”, destacou a superintendente de cultura do Serviço Social da Indústria (Sesi), Cláudia Ramalho.
Calendário
O Ministério da Cultura e Sesi realizarão 10 oficinas, entre presenciais e virtuais, para a formação de agentes culturais no âmbito do programa Rouanet Nordeste. Confira:
7/8: Oficina presencial na cidade de Crato (CE);
9/8: Oficina presencial na cidade de Fortaleza (CE);
11/8: Oficina presencial na cidade de Salvador (BA);
18/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de São Luís (MA);
20/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de Recife (PE);
22/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de Teresina (PI);
27/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de Natal (RN);
29/8: Oficina presencial na cidade de Aracaju (SE);
1/9: Oficina virtual de tira-dúvidas;
2/9: Oficina virtual de tira-dúvidas.
Para realizar inscrições para as formações presenciais, clique aqui . As oficinas virtuais poderão ser acessadas no canal oficial no Ministério da Cultura no Youtube .