Campanha “Resgate Vacinal” visa ampliar cobertura e prevenir cânceres associados ao vírus
A Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe está promovendo a campanha “Resgate Vacinal HPV”, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca imunizar adolescentes de 15 a 19 anos que não receberam a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) na faixa etária recomendada, de 9 a 14 anos.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, é aplicada em dose única e estará acessível até o dia 31 de dezembro de 2025.
A meta nacional é alcançar 90% de cobertura vacinal, considerada essencial para eliminar o câncer do colo do útero como problema de saúde pública. A imunização também protege contra outros cânceres relacionados ao HPV, como os de pênis, ânus, vulva e vagina.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil já registra avanços na cobertura entre os mais jovens, mas ainda há cerca de 7 milhões de adolescentes de 15 a 19 anos sem a imunização. O objetivo da campanha é justamente alcançar esse público e ampliar a proteção em nível nacional.
A enfermeira Nathallya Azevedo, gerente municipal de Imunização, reforça a importância da vacina:
“Essa é uma oportunidade de proteger nossos jovens contra doenças graves. A vacina é segura, eficaz e está disponível gratuitamente. Pais e responsáveis devem procurar a UBS mais próxima. Vacinar é um ato de cuidado com o futuro”, destacou.
Estudos indicam que a vacinação contra o HPV pode reduzir em até 62% as mortes por câncer de colo do útero entre mulheres jovens. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o imunizante como a forma mais eficaz de prevenção contra esses tipos de câncer.
A população pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde de Coruripe durante o horário de funcionamento para mais informações ou para receber a dose.
Texto: Anne Rose/ Foto: Secom