segunda-feira, setembro 29, 2025
spot_img

Crianças abandonadas em casa insalubre são encontradas desnutridas e com sarna


Casa de Rio Claro estava em estado insalubre, com baratas, ratazanas e animais peçonhentos — Foto: GCM/Divulgação

Desnutridas, sozinhas e com sarna. Quatro meninas foram resgatadas em situação de abandono pela Guarda Civil Municipal (GCM), no bairro Consolação, em Rio Claro (SP), em uma casa repleta de lixo, baratas e ratos. Com idades entre 3 e 8 anos, elas estavam sozinhas há 5 dias. O caso foi registrado na segunda-feira (8). A…

Desnutridas, sozinhas e com sarna. Quatro meninas foram resgatadas em situação de abandono pela Guarda Civil Municipal (GCM), no bairro Consolação, em Rio Claro (SP), em uma casa repleta de lixo, baratas e ratos. Com idades entre 3 e 8 anos, elas estavam sozinhas há 5 dias. O caso foi registrado na segunda-feira (8). A mãe das meninas não foi localizada.

SIGA O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

A denúncia de uma vizinha ajudou as autoridades a resgatar as crianças vítimas de maus-tratos e abandono. De acordo com a mulher que não quis se identificar, a mãe das meninas frequentemente as deixava sozinhas na residência.

” Ela sempre saía e deixava as crianças chorando no portão. Negligência total com as crianças, viu. Coitadas”, disse.

Equipes da GCM foram acionadas e encontraram elas chorando, sujas e famintas. A mais velha, de 8 anos, era responsável pelas irmãs, inclusive pela alimentação.

Cenário insalubre
O comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Servidone, comentou sobre o cenário insalubre encontrado no local e a situação das meninas.

“Dentro da casa havia ratos, baratas e as crianças viviam em meio ao lixo amontoado. Elas estavam desnutridas, uma situação deplorável. Uma das meninas foi encontrada chorando em cima do muro. A mais velha, de 8 anos, contou que estavam sozinhas há 5 dias e que ela que era responsável por fazer a comida. No dia do resgate, elas não tinham tomado café da manhã”, disse.
As crianças foram retiradas da casa pelo Conselho Tutelar e encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29.

De acordo com a médica plantonista da UPA, duas delas apresentaram quadro de escabiose, conhecida popularmente como sarna.

O Conselho Tutelar encaminhou as crianças para o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) para receberem os cuidados necessários.

Segundo a GCM, elas irão aguardar a reintegração com a família ou uma adoção responsável por outra família.

Denúncia
O comandante reforçou a importância das denúncias da população sobre abandono de incapaz e maus-tratos.

“Se não fosse a vizinha denunciar, não saberíamos e não conseguiríamos ajudar essas crianças. Se alguém perceber que há crianças chorando dentro de casa, implorando por comida ou pedindo socorro, acione imediatamente a Guarda Civil ou a Polícia Militar”, comentou.

Para denunciar, entre em contato com o 153 (GCM) ou 190 (PM). Na delegacia, um tio das meninas se apresentou como responsável e foi qualificado. O caso foi registrado como abandono.

 





Fonte: Alagoas 24h

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS