De volta, Ramon Abatti Abel faz arbitragem polêmica na Série B | Foto: Getty Images
Um mês após ser afastado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o árbitro Ramon Abatti Abel (FIFA-SC) voltou a protagonizar uma partida com decisões polêmicas, nesta sexta-feira (7). Ele foi escalado para apitar Athletic-MG x Ferroviária, em São João del-Rei, pela 35ª rodada da Série B. Foi o primeiro jogo de maior importância que Abel…
Um mês após ser afastado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o árbitro Ramon Abatti Abel (FIFA-SC) voltou a protagonizar uma partida com decisões polêmicas, nesta sexta-feira (7).
Ele foi escalado para apitar Athletic-MG x Ferroviária, em São João del-Rei, pela 35ª rodada da Série B. Foi o primeiro jogo de maior importância que Abel apitou desde o fatídico Choque-Rei, em 6 de outubro.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
O lance mais questionável da partida foi a anulação do que seria o segundo gol da Ferroviária, quando o jogo estava empatado por 1 a 1, aos 21 minutos do segundo tempo.
Acionado pelo VAR, o árbitro viu toque no braço de Alencar, da Locomotiva, na origem da jogada. Os jogadores do time paulista ficaram revoltados, alegando que a bola teria batido no corpo do jogador antes.
GOL NOS ACRÉSCIMOS APÓS EXPULSÃO
Já nos acréscimos, Abatti Abel expulsou Vitor Barreto com cartão vermelho direto em lance muito semelhante ao de uma das polêmicas de São Paulo 2 x 3 Palmeiras. Na ocasião, ele não expulsou Andreas Pereira.
Na partida pela Série B, a falta gerou cruzamento e o gol da vitória do Athletic-MG, que deixou a zona de rebaixamento graças aos três pontos, complicando a Ferroviária — veja a tabela.
Após mais uma revolta generalizada, o técnico da Locomotiva, Claudinei Oliveira, foi expulso por reclamação.
AFASTAMENTO DE RAMON ABATTI ABEL
O árbitro da Federação Catarinense de Futebol foi afastado em 6 de outubro, após apitar São Paulo 2 x 3 Palmeiras no Morumbis, pela 27ª rodada do Brasileirão.
Além da reviravolta no placar, o Choque-Rei ficou marcado por polêmica de arbitragem e um clima quente entre os jogadores.
Quando o Tricolor ainda vencia o rival por 2 a 0, os donos da casa reclamaram de um pênalti ao seu favor. Aos sete minutos do segundo tempo, o atacante Gonzalo Tapia foi derrubado na área pelo meia Allan, mas o árbitro Ramon Abatti Abel não assinalou a penalidade (confira o lance no vídeo abaixo).
NOTA OFICIAL
O São Paulo Futebol Clube manifesta profunda indignação com a arbitragem de Ramon Abatti Abel e com a atuação do árbitro de vídeo, Ilbert Estevam da Silva, na partida deste domingo (05), contra o Palmeiras, no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro. Os erros cometidos… pic.twitter.com/jdErS3Pm6y
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) October 5, 2025



