sexta-feira, setembro 26, 2025
spot_img

estudantes da rede pública municipal assistem matéria sobre prevenção ao suicídio – Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios


Setembro Amarelo: estudantes da rede pública municipal assistem matéria sobre prevenção ao suicídio


Na manhã desta quinta-feira (11) cerca de 190 estudantes de 15 escolas da Rede Pública Municipal de Palmeira dos Índios participaram de uma palestra sediada no auditório do Cesmac Faculdade do Sertão. O objetivo do encontro foi a conscientização dos adolescentes sobre a importância de cuidar da saúde mental, já que o nono mês do ano é tradicionalmente marcado pela campanha de prevenção ao suicídio.

Na ocasião, o palestrante Marcos Leandro da Silva, que é psicólogo do Caps Ad, palestrou para jovens participantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) e abordou temáticas sensíveis, como fatores que podem levar a sofrimentos psíquicos e, posteriormente, a processos de atentados contra a própria vida.

A adolescente Mayra Oliveira, de 14 anos, falou sobre a importância da atividade. “Foi um momento onde pude conhecer coisas que antes eu não tinha acesso. Gostei bastante de saber que posso procurar ajuda se preciso e ajudar amigos ou minha família, caso seja preciso”, declarou.

A mobilizadora do Nuca em Palmeira dos índios Naely Honório explicou que a atividade faz parte de um cronograma pensado para incentivar o pensamento crítico dos alunos sobre esta temática e orientar sobre procedimentos que possam prevenir pensamentos de suicídio. “Nós buscamos explicar que o sofrimento mental é real para quem vivencia e por isso quem passa por esse processo deve buscar ajuda especializada; muitos nem sabem da existência do Centro de Valorização da Vida (CVV), que pode ser muito útil, a princípio”, disse.

Ciente da importância da temática, a secretária municipal de Educação Renilda Pereira falou sobre como encontros como estes podem ser significativos na vida dos jovens. “Nós buscamos sempre dialogar com nossos alunos e alunas sobre como é necessário estar atento aos próprios pensamentos, pois nossa mente é a chave para nossa qualidade de vida; trazer profissionais que falem a língua deles e pratiquem a escuta ativa é nosso compromissou”, ressaltou a secretária municipal.



Fonte: Prefeitura de Palmeira dos Índios

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS