sábado, setembro 27, 2025
spot_img

Fundo das Nações Unidas para Infância inicia nova edição do Selo UNICEF


Fundo das Nações Unidas para Infância inicia nova edição do Selo UNICEF

Selo irá avaliar os municípios alagoanos que assumirem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em políticas públicas; Alagoas possui 85 cidades aptas.

Texto de William Makaisy com UNICEF

Fotos de Ascom Cria

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou, nesta segunda-feira (28), a nova edição do Selo UNICEF (2025-2028). Neste novo ciclo, 85 cidades de Alagoas podem participar. A certificação é o momento dos municípios alagoanos assumirem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas. Na última edição, 58 municípios de Alagoas foram certificados. A adesão é gratuita e pode ser realizada pelo site do programa até 9 de junho.

Durante os quatro anos da edição, o Selo UNICEF oferece suporte técnico às gestões municipais a partir de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, buscando potencializar avanços concretos em indicadores sociais.

Para a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, essa é uma nova oportunidade dos municípios que não conquistaram o selo na edição anterior, conseguirem agora.

“Hoje, a Unicef inicia mais um ciclo para participação no Selo Unicef e é o momento dos municípios alagoanos se superarem mais uma vez e mostrarem que estão totalmente alinhados com políticas públicas de priorização de crianças e adolescentes. Na última edição, alcançamos o marco de 58 municípios certificados e nessa com certeza ultrapassaremos esse número. Podem contar com o Cria para o que for necessário”, disse.

O objetivo do programa é impulsionar a mobilização de esforços para a promoção de direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. Sua metodologia tem três eixos principais: gestão por resultados, fortalecimento das políticas públicas e promoção da participação social.

Sobre o Selo UNICEF

O Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial.

Confira a lista de municípios alagoanos aptos a participarem da nova edição do Selo através do link: https://selounicef.org.br/abrangencia-do-selo-unicef-em-alagoas





Fonte: AMA

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS