Um hotel localizado no bairro de Cruz das Almas, parte baixa da capital, foi flagrado no início desta semana, furtando energia elétrica. O flagrante aconteceu durante ação da Equatorial Alagoas, com o apoio da Secretaria de Segurança (SSP) e da Polícia Militar, por meio do 13º Batalhão. Denominada de “Check-out”, a operação constatou uma irregularidade…
Um hotel localizado no bairro de Cruz das Almas, parte baixa da capital, foi flagrado no início desta semana, furtando energia elétrica. O flagrante aconteceu durante ação da Equatorial Alagoas, com o apoio da Secretaria de Segurança (SSP) e da Polícia Militar, por meio do 13º Batalhão.
Denominada de “Check-out”, a operação constatou uma irregularidade no medidor de energia elétrica do estabelecimento. De acordo com informações da área técnica da Distribuidora, o fornecimento de energia elétrica da unidade havia sido suspenso devido a um débito, mas ao chegarem ao local, as equipes constataram que o cliente estava ligado sem autorização da concessionária, com um equipamento não cadastrado no sistema, o qual não estava registrando o consumo real.
Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Científica também foi acionada para realizar a perícia técnica no local. Os procedimentos de regularização da unidade consumidora foram executados e o responsável pelo estabelecimento foi conduzido à Central de Flagrantes para as providências cabíveis, conforme a legislação vigente.
Segundo dados levantados pela Distribuidora, a perda estimada foi de 2.7000 kWh, o suficiente para atender aproximadamente 108 de residências, com o consumo médio de 250 kWh durante um mês inteiro.
Penalidades para os infratores
O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a Distribuidora reforça a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.
Denúncia
Para colaborar com a inibição desta prática, os alagoanos podem registrar a sua denúncia sem precisar se identificar no site oficial www.equatorialenergia.com.br. Lá, o consumidor terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, conta contrato da unidade denunciada, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso.
As denúncias de suspeitas de irregularidades também podem ser feitas pela Central de Atendimento da Equatorial pelo 0800 082 0196.