Representantes do IMA se reúnem com a comunidade de Palateia, na Barra de São Miguel
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) esteve presente, nessa quinta-feira (9) na comunidade da Palateia, na Barra de São Miguel, para conversar com representantes da população a respeito da recategorização da unidade de conservação na qual estão inseridos, a Reserva Ecológica (Resec) dos Manguezais da Lagoa do Roteiro. A proposta visa adequar às…
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) esteve presente, nessa quinta-feira (9) na comunidade da Palateia, na Barra de São Miguel, para conversar com representantes da população a respeito da recategorização da unidade de conservação na qual estão inseridos, a Reserva Ecológica (Resec) dos Manguezais da Lagoa do Roteiro. A proposta visa adequar às atividades praticadas na região sem prejuízo ao meio ambiente.
Uma Resec é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral, que tem o objetivo de conservar os ecossistemas naturais sem que haja interferência humana. Apesar de ter sido criada com esse propósito, o decreto de sua criação permite algumas atividades como a pesca, o que gera um conflito com a legislação. E é por esse motivo que a mudança para categoria de Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) está sendo sugerida.
“Após realizar diversos estudos, acompanhar o crescimento da região e consultar várias obras e produções técnico-científicas, a categoria de reserva de desenvolvimento sustentável seria muito legal para que eles pudessem adequar as atividades que já praticam na região, como o cultivo de ostras, moluscos e mariscos, pesca e regulamentá-las”, explicou o gerente de unidades de conservação, Alex Nazário.
Para o gerente, a conversa com a comunidade foi muito positiva, pois foi possível mostrar os benefícios que a população terá com a recategorização.
“A partir de agora, cabe à comunidade decidir se aceita essa categoria. Havendo a aceitação, o IMA pode avançar com o processo e promover essa mudança que é muito importante e pode trazer garantias para eles, como direcionamento de compensações ambientais, estudos que possam capacitá-los à conviver dentro dessa RDS de forma sustentável e ligada ao meio ambiente”, finalizou.
Segundo o agente ambiental da Barra de São Miguel, Dilton Peixoto, essa mudança vai ser muito importante para a população, mas principalmente para o meio ambiente.
“É muito importante o que o IMA e o município trouxeram para o povoado da Palateia. Essa recategorização vai ajudar a proteger todo o ecossistema, permitindo que a comunidade que sobrevive dos recursos naturais presentes aqui possa seguir com suas atividades de forma consciente. Essa proposta é algo inédito e que, com certeza, vai ajudar muito”, reforçou.
Para Maria de Lourdes, moradora e comerciante local, a comunidade deve abraçar a iniciativa.
“Vejo isso como uma transformação maravilhosa e enche meu coração de alegria ver nossas crianças crescendo e vendo que a comunidade tem uma intenção melhor para sobreviver em harmonia com a natureza. Esse projeto do IMA, que está conosco nos ajudando, a comunidade vai aceitar, eu aceito com todo carinho, porque era algo que eu já queria muito. É gratificante demais”, comemorou.
Sobre a Resec
A Reserva Ecológica de Manguezais da Lagoa do Roteiro foi criada pelo Decreto Estadual nº 32.355/1987, possui 742 hectares e abrange parte dos municípios de Barra de São Miguel e Roteiro. Tem como objetivo a preservação do meio natural e limita todas as interferências sobre o ecossistema, permitindo apenas atividades como a pesca tradicional e a coleta de moluscos, além de outros recursos pesqueiros.