domingo, setembro 28, 2025
spot_img

Instituto de Criminalística do Agreste capacita profissionais do Samu de Arapiraca para preservação de locais de crime


Objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre a preservação da cena do crime e a cadeia de custódia

O Instituto de Criminalística do Agreste (ICA) participou nesta quinta-feira (11) de uma capacitação sobre a “Segurança da Cena de Crime”. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre a preservação da cena do crime e a cadeia de custódia, essenciais para a perícia e a responsabilização penal em casos de mortes violentas. A capacitação também…

O Instituto de Criminalística do Agreste (ICA) participou nesta quinta-feira (11) de uma capacitação sobre a “Segurança da Cena de Crime”. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre a preservação da cena do crime e a cadeia de custódia, essenciais para a perícia e a responsabilização penal em casos de mortes violentas. A capacitação também foi um movimento estratégico para fortalecer a integração entre os sistemas de segurança e saúde pública.

O treinamento, ministrado pela perita criminal Isadora Davi, atendeu a um convite do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu de Arapiraca. Ele foi realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), e reuniu aproximadamente 40 participantes, incluindo profissionais do Samu, trabalhadores da saúde e acadêmicos de medicina.

A perita Isadora Davi, que contou com o apoio da auxiliar Mariana Melo, destacou a importância da capacitação e do alinhamento técnico entre as instituições.  Para ela, foi gratificante saber que a coordenação do NEP Samu Central de Arapiraca teve a sensibilidade de capacitar suas equipes sobre a importância da cadeia de custódia.

 “Em muitos casos, os profissionais de saúde são os primeiros a ter contato com o local de crime, e por isso desempenham um papel crucial na preservação da cena. Essa capacitação proporciona uma atuação integrada e qualificada entre Saúde e Segurança Pública, em benefício direto da sociedade”, afirmou a perita criminal.

Para Isadora, o treinamento reforça o papel do ICA como polo de excelência em criminalística, ao promover ações educativas que ampliam a compreensão sobre a perícia. “Capacitar agentes de saúde é fundamental para fortalecer a rede de atendimento e valorizar a prova técnica como base da justiça”, afirmou.





Fonte: Alagoas 24h

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS