“Quando nós assumimos a administração do município, em 2021, Penedo atendia apenas 16% das crianças dessa faixa etária da primeira infância, com creche, e nós já ampliamos para 44%, graças às creches CRIA que foram construídas aqui, com Renan Filho e Paulo Dantas, então é um avanço muito grande”, pontuou o gestor penedense durante entrevista coletiva no canteiro de obras da ponte Penedo-Neópolis.
Ronaldo Lopes e Paulo Dantas inauguram 2ª Creche CRIA em Penedo
Com o novo investimento que será construído no bairro Raimundo Marinho, próximo do 11º Batalhão de Polícia Militar, Penedo vai ultrapassar o percentual de 50% de crianças de zero a 4 anos em creche ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), nomenclatura atual dos espaços que acolhem meninos e meninas.
Além das duas creches do Programa Criança Alagoana, Ronaldo Lopes conseguiu mais um CMEI para Penedo, obra inserida no Novo PAC que atenderá famílias das vilas Primavera, São Francisco e Santa Clara, onde funcionou o Lar de Nazaré.
As novas estruturas serão integradas à rede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED): CMEI Menino Jesus (localizado no bairro Santa Luzia), CMEI Vovó Judith (Praça Clementino do Monte) e CMEI Professora Lúcia Nogueira (bairro Raimundo Marinho).
As duas creches CRIA de Penedo também já são identificadas como Centro Municipal de Educação Infantil, uma no aterro da Lagoa do Oiteiro (CMEI Jornalista Everaldo Gama) e a outra ao lado do Ministério Público Estadual (CMEI Valfredo Messias Santos).
Ainda em funcionamento, o CMEI Rosete Andrade – situado na Vila São Francisco – será substituído pelo investimento viabilizado por Ronaldo Lopes no novo PAC.
Texto Fernando Vinícius – jornalista Secom PMP
Fotos Deywesson Duarte – Secom PMP