O novo boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira, 26, pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), aponta que a maioria das praias alagoanas está própria para banho neste fim de semana. Dos 66 trechos analisados ao longo do litoral, 60 estão liberados para banho, enquanto seis apresentam índices de poluição acima do permitido e…
O novo boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira, 26, pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), aponta que a maioria das praias alagoanas está própria para banho neste fim de semana.
Dos 66 trechos analisados ao longo do litoral, 60 estão liberados para banho, enquanto seis apresentam índices de poluição acima do permitido e devem ser evitados pelos banhistas.
No litoral sul, dois trechos da Barra de São Miguel, localizados em frente à Rua Edson Frazão e cerca de 300m da Foz do Rio Niquim, foram considerados inadequados para banho. No litoral norte, apenas o o trecho, que fica em frente à Foz do Rio Persinunga, em Maragogi, foi considerado impróprio.
Já em Maceió, três pontos estão em desconformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e estão proibidos aos banhistas.
Embora as praias da Avenida e do Sobral tenham sido consideradas próprias para banho, o órgão ambiental recomenda que os banhistas evitem a região, em qualquer época, por estarem diretamente sob influência de floração de algas.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
De acordo com a legislação vigente, uma praia é considerada própria para banho quando, em 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, os níveis de Escherichia coli não ultrapassam 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mL de água. Já é considerada imprópria quando não atende a esse critério ou quando apresenta, na última coleta, índice superior a 2.000 NMP de E. coli por 100 mL.

