O deputado federal Marx Beltrão classificou como um “retrocesso” a medida que busca implementar a Progressão Parcial no Colégio Tiradentes. Em postagem em suas redes sociais, Marx afirmou que “o Colégio Tiradentes é um orgulho e uma referência para a educação pública de qualidade em Alagoas. Esta Progressão Parcial pode afetar o desempenho, a meritocracia…
O deputado federal Marx Beltrão classificou como um “retrocesso” a medida que busca implementar a Progressão Parcial no Colégio Tiradentes. Em postagem em suas redes sociais, Marx afirmou que “o Colégio Tiradentes é um orgulho e uma referência para a educação pública de qualidade em Alagoas. Esta Progressão Parcial pode afetar o desempenho, a meritocracia e a disciplina dos alunos. A Progressão Parcial ‘baixa a régua’ e, ao facilitar a aprovação de estudantes, prejudica estudantes e desmonta o que vem dando certo no Tiradentes, escola com excelentes resultados no estado”.
A Progressão Parcial é uma medida prevista pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) — Art. 24, inciso III — que permite ao estudante avançar de série mesmo com resultados insatisfatórios em até duas ou três disciplinas, desde que haja um plano específico de recuperação pedagógica. Porém, especialmente no Colégio Tiradentes, há forte rejeição com a implantação nesta espécie de Progressão. Cerca de 3.954 pessoas assinaram uma petição pública contra a implantação da Progressão Parcial no Colégio, argumentando que ela desvaloriza o modelo de ensino tradicional, rigoroso e meritocrático da escola.
“Não vamos aceitar que desmontem uma escola que dá resultado com disciplina e mérito. Minha luta é ao lado dos pais, alunos e professores que levam a educação a sério”, afirmou Marx Beltrão. O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CPM/AL) é uma instituição de ensino pública estadual, administrada em parceria com a Polícia Militar de Alagoas, com unidades em Maceió e Arapiraca. A instituição é conhecida por excelência acadêmica, com destaque nos resultados do Enem e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), frequentemente liderando rankings estaduais. O colégio promove projetos de natureza interdisciplinar, artístico‑culturais e esportivos — como o “Dominando a Ciência” e eventos em teatro — conciliando disciplina e hierarquia militar com debates, cultura e cidadania.