O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) sedia, no dia 7 de outubro (terça-feira), a partir das 8h30, no auditório da Procuradoria da República em Maceió, o I Encontro CONSEA Maceió, alusivo ao Dia Mundial da Alimentação. O objetivo principal é promover o debate público sobre segurança alimentar e nutricional, o direito humano à alimentação…
O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) sedia, no dia 7 de outubro (terça-feira), a partir das 8h30, no auditório da Procuradoria da República em Maceió, o I Encontro CONSEA Maceió, alusivo ao Dia Mundial da Alimentação. O objetivo principal é promover o debate público sobre segurança alimentar e nutricional, o direito humano à alimentação adequada e os desafios locais enfrentados nesse campo.
Promovido pelo MPF/AL, em conjunto com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Maceió (CONSEA Maceió) e com o Ministério Público Estadual, o evento conta com o apoio do Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região (CRN-6), do Centro de Recuperação e Educação Nutricional de Alagoas (CREN/AL), do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (NUAGRÁRIO/IGDEMA/UFAL) e do Movimento Internacional de Juventudes (MOV)
A atividade integra as ações em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado internacionalmente em 16 de outubro, e oferece uma manhã de atividades voltadas a estudantes, gestores públicos, profissionais da saúde, lideranças sociais e demais interessados na temática.
A programação inclui a palestra “Panorama da Insegurança Alimentar em Alagoas: Realidades Invisíveis, Desafios Urgentes”, com a pesquisadora Patrícia Marinho (CREN/AL), e a mesa-redonda “Intersetorialidade e Transversalidade na Segurança Alimentar e Nutricional”, com a participação da professora doutora Cirlene Jeane e do mestrando Leandro Matias, pesquisadores da Ufal. A mediação das atividades será conduzida pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Bruno Lamenha, e pela promotora de justiça Alexandra Beurlen.
O evento também contará com a exibição de um minidocumentário sobre a atuação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), seguida de uma roda de conversa entre os participantes.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a véspera do evento, por meio do link.