sexta-feira, julho 18, 2025
spot_img

Novo modelo de financiamento do SUS é apresentado para médicos e enfermeiros de Penedo – AMA


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Penedo realizou nesta quinta-feira, 17, uma capacitação com médicos e enfermeiros dos postos de saúde sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).

As novas regras do Ministério da Saúde têm como foco a qualidade do atendimento, o cadastramento e acompanhamento dos usuários das unidades, orientação que a Secretaria de Saúde de Penedo já fez aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Penedo em melhorar os serviços da Atenção Primária para garantir uma saúde pública de qualidade. O financiamento buscará um equilíbrio maior entre os municípios, levando em conta o acompanhamento das pessoas pelas equipes de saúde e a satisfação dos usuários.

“É uma mudança grande de indicadores, vamos fazer tudo aos poucos para não ter dúvidas, monitorando as equipes. Estamos em um período de adaptação em todo o Brasil ao novo modelo, por isso estamos passando todas as informações para que possamos estar preparados”, disse a Diretora da Atenção Primária, Monike Damasceno.

No novo modelo, o cadastro individual de cada cidadão deverá ser feito ou complementado pelos municípios de forma mais abrangente, incluindo dados sociodemográficos e socioeconômicos, raça/cor, nome social, situação de trabalho/escola/creche, comunidades tradicionais, condições de saúde, vulnerabilidades, entre outras informações.

Já na dimensão do acompanhamento, o usuário só será considerado “acompanhado” pela equipe se tiver acontecido mais de um contato assistencial no período de um ano, considerando atendimentos individuais, coletivos e domiciliares feitos por um profissional das equipes de Saúde da Família (eSF), de Atenção Primária (eAP), de Saúde Bucal (eSB) ou multiprofissionais (eMulti), incluindo visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde.

“Esse momento de capacitação reforça a importância de termos profissionais bem preparados para enfrentar os desafios do novo modelo de financiamento. Sabemos que essas mudanças exigem adaptação e muito comprometimento das equipes, mas também representam um grande avanço para a saúde pública, porque valorizam o cuidado de qualidade e a proximidade com cada cidadão. Nosso papel é apoiar, orientar e acompanhar todos os profissionais para que juntos possamos garantir à população de Penedo um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Texto e fotos Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS



Fonte: AMA

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS