segunda-feira, setembro 29, 2025
spot_img

Novo sistema de alertas vai enviar mensagens automáticas para celulares em áreas de risco em AL


Novo sistema de alertas vai enviar mensagens automáticas para celulares em áreas de risco em AL. Aldérico Ferreira

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Alagoas (CEPDEC) apresentou, nesta terça-feira (15), o funcionamento do novo sistema Defesa Civil Alerta (DCA) para avisar a população alagoana sobre riscos de desastres naturais. A iniciativa faz o envio automático de alertas para celulares localizados em áreas de risco, sem necessidade de cadastro prévio.

O novo equipamento foi apresentado durante uma reunião estratégica na sede da Defesa Civil Municipal de Maceió e contou com a presença de técnicos da CEPDEC, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

Leia também

Segundo o segundo sargento Fabrício Cavalcante Lopes, integrante da equipe de treinamento do Governo Federal, o DCA vai operar inicialmente nos 102 municípios alagoanos, com alertas baseados em informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), da Semarh e da Sala de Monitoramento de Maceió.

“A integração entre a Defesa Civil Estadual e os municípios torna o DCA uma ferramenta indispensável para salvar vidas. Nosso objetivo é dar à ferramenta toda a estrutura necessária para alcançar seu potencial máximo”, afirmou Cavalcante.

Alerta em tempo real e sem cadastro

Uma das grandes inovações do sistema é que os alertas serão disparados automaticamente para celulares que estiverem nas áreas de risco identificadas, sem necessidade de qualquer tipo de cadastramento por parte dos usuários. A ferramenta será usada em situações como deslizamentos, alagamentos e inundações.

“A vantagem do DCA é sua abrangência e agilidade. Os alertas chegam diretamente aos aparelhos da população, permitindo uma resposta rápida e mais eficaz”, explicou o major CBM Silva Melo, chefe de Ações e Operações da Defesa Civil de Alagoas.

Alagoas está entre os primeiros estados do Nordeste a receber o novo sistema. A previsão é que até o fim de abril um alerta teste seja disparado em um dos municípios como parte da validação da ferramenta. A nacionalização do sistema está prevista para acontecer até julho.

“Estamos em fase final de ajustes e a expectativa é que o Nordeste inteiro esteja com a ferramenta ativa ainda este mês. Essa medida é essencial para antecipar riscos e preservar vidas”, destacou Silva Melo.

O novo sistema de alertas, desenvolvido pelo Governo Federal, visa padronizar a resposta a emergências em todo o país. A integração entre as salas de monitoramento nacional, estadual e municipal é considerada essencial para o sucesso da iniciativa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store

Aplicativo na App Store



Glazetaweb

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS