Competição apoiada pela Equatorial Alagoas visa incentivar e premiar boas práticas voltadas para o uso seguro e eficiente da energia elétrica
A Equatorial Alagoas está apoiando mais uma edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), iniciativa que estimula o uso adequado da energia elétrica entre estudantes de todo o país. A competição também promove o conhecimento científico como ferramenta de transformação social e incentivo à criação de soluções voltadas à responsabilidade socioambiental. As inscrições para a edição 2025 já estão abertas e seguem até 30 de setembro, destinadas aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental das redes pública e privada.
A competição é realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Este ano, a ONEE tem como empresa proponente a RGE, do grupo CPFL Energia, e conta com a participação de 48 distribuidoras de energia de todas as regiões do Brasil.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por alunos e professores diretamente no site oficial da olimpíada www.onee.org.br. Todos os inscritos terão acesso a conteúdos formativos, ou seja, materiais que irão contribuir com a formação dos alunos e professores que estarão na competição e os melhores colocados serão premiados.
Para o gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, a olimpíada é uma oportunidade valiosa de promover o engajamento de alunos e professores.
“Convidamos todos os estudantes das escolas públicas e privadas de Alagoas a participarem da ONEE. É uma iniciativa que combina aprendizado, competição saudável e conscientização ambiental. O envolvimento dos professores também é essencial para o sucesso da olimpíada e estamos orgulhosos de já termos tido alunos alagoanos entre os premiados em edições anteriores, o que mostra a força do nosso estado na educação e no compromisso com a sustentabilidade”, destaca o gerente.
A expectativa é que esta seja a maior edição já realizada, com a participação de cerca de 500 mil estudantes em todo o Brasil. A ONEE envolve atividades como formação gratuita para professores, desafios gamificados e provas objetivas.
Na primeira fase, os alunos participam de desafios gamificados, aprendendo de forma lúdica sobre eficiência energética. Na segunda fase, realizam uma prova objetiva por meio do site ou aplicativo da ONEE.
Premiação
A olimpíada distribuirá medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para o melhor aluno de cada estado. Os medalhistas da edição 2025 também conquistam, automaticamente, uma vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem precisar disputar a primeira etapa.
Para o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, a ONEE desempenha um papel essencial na formação de uma nova geração de consumidores conscientes. “É uma iniciativa que vai muito além da conscientização. É uma ação educativa que prepara jovens para serem cidadãos mais responsáveis com os recursos e com o planeta. A ONEE é sobre futuro”.
Já o presidente da ABRADEE, Marcos Madureira, reforça que a ONEE se tornou uma das maiores ações voltadas para a eficiência energética no país. “A ONEE é um projeto que extrapola o ambiente escolar, incluindo também as famílias e as comunidades desses jovens e professores, unindo todos a esse propósito ambicioso de conscientização para uso dos recursos naturais e da energia elétrica”.
Confira o cronograma das etapas:
01/08 – Início das inscrições
30/09 – Encerramento das inscrições
06 a 10/10 – Desafios gamificados e prova
20/10 – Divulgação dos resultados
05/11 – Fase 3 (Etapa gamificada e prova objetiva em Brasília (DF) entre os estudantes dos 27 estados do Brasil com maior classificação nas duas primeiras fases.)
06/11 – Cerimônia de premiação em Brasília