domingo, setembro 28, 2025
spot_img

operação contra pesca irregular de lagosta em AL


Operação Panulirus

Outros cinco estados do Nordeste do Brasil também foram alvos da ação

A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram em Alagoas e mais cinco estados do Nordeste brasileiro a operação Panulirus. A ação foi realizada entre os dias 22 a 25 de abril.

O objetivo da operação foi fiscalizar e controlar a pesca, comércio e transporte de lagosta durante o período de defeso.

Além de Alagoas os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco também foram alvo que reforça o compromisso das autoridades na preservação dos recursos naturais e na garantia do cumprimento das normas ambientais.

“A importância da ação conjunta tem como objetivo a proteção das espécies e o combate à pesca irregular, assegurando a sustentabilidade da atividade pesqueira e a manutenção dos ecossistemas marinhos”, enfatizou a PF.

Nome da operação

A Panulirus argus é uma espécie de lagosta do Oceano Atlântico, comum desde o mar do Caribe até o litoral do sudeste brasileiro. Caracteriza-se por possuir o exoesqueleto com muitos espinhos, o que lhe valeu o nome popular de “lagosta espinhosa”.





Fonte: Alagoas 24h

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS