Parte da base governista apoia PEC da Blindagem; confira os votos dos deputados alagoanos | Foto: CNN Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que dificulta a abertura de processos criminais e prisões contra parlamentares. Alguns deputados acreditam que a PEC é um remédio contra medidas que têm sido tomadas pelo Poder Judiciário, em especial o Supremo Tribunal Federal (STF). Outra parte…
A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que dificulta a abertura de processos criminais e prisões contra parlamentares.
Alguns deputados acreditam que a PEC é um remédio contra medidas que têm sido tomadas pelo Poder Judiciário, em especial o Supremo Tribunal Federal (STF). Outra parte dos legisladores acreditam que a aprovação da emenda poderá aumentar a sensação de impunidade.
A bancada alagoana, em sua grande maioria, votou favorável à medida.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA POLÍTICA NACIONAL E INTERNACIONAL
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
Dos nove deputados alagoanos, seis votaram a favor, dois contra e um não compareceu à votação. Confira:
- A favor: Arthur Lira (PP), Delegado Fabio Costa (PP), Marx Beltrão (PP), Luciano Amaral (PSD), Rafael Brito (MDB) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB), os dois últimos compõem a bancada do Governo Lula;
- Contra: Daniel Barbosa (PP) e Paulão (PT);
- Não votou: Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil).
O QUE DIZ A PEC DA BLINDAGEM
Pelo texto, senadores e deputados só poderão ser processados ou presos com autorização do próprio Legislativo, que terá até 90 dias para avaliar os pedidos.
A PEC da Blindagem tem sido especulada como estepe para a votação da anistia aos presos por crimes cometidos aos ataques aos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.