Portos esperam retomada da “corrida das exportações” após isenções de Trump | Foto: Jonathan Lins/Secom
A lista de produtos brasileiros isentos do tarifaço dos Estados Unidos deve trazer uma nova “corrida das exportações” aos portos brasileiros. Em meio aos avanços e recuos de Donald Trump sobre as tarifas, produtos que não estão no rol de taxação de 50% como suco de laranja, celulose e petróleo devem ampliar as movimentações de…
A lista de produtos brasileiros isentos do tarifaço dos Estados Unidos deve trazer uma nova “corrida das exportações” aos portos brasileiros. Em meio aos avanços e recuos de Donald Trump sobre as tarifas, produtos que não estão no rol de taxação de 50% como suco de laranja, celulose e petróleo devem ampliar as movimentações de cargas nos próximos dias, disseram fontes à CNN.
A primeira corrida das exportações foi observada logo após o dia 9 de julho, assim que Trump anunciou as tarifas a produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Na ocasião, exportadores de café, carne, celulose e outros produtos adiantaram os envios das mercadorias para fugir da medida. O embarque de proteínas animais, por exemplo, aumentou 96% nas duas primeiras semanas do mês passado.
Agora, a expectativa é de que as exportações dos produtos isentos voltem a um ritmo maior. Além da quebra da barreira comercial, as incertezas e imprevisibilidades das decisões econômicas de Trump levam as exportadoras a correr para aproveitar o momento sem sobretaxas adicionais.]
As novas tarifas sobre os produtos brasileiros passarão a incidir em 7 de agosto. O tempo não é suficiente para o adiantamento do envio de mercadorias que não estão isentas, como o café, com o objetivo de driblar essas taxas.
O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) explica que as tarifas de importação são cobradas a partir do momento em que a mercadoria chega ao país de destino. Ou seja, se o produto for enviado antes de 7 de agosto mas chegar ao território americano depois, a taxa será cobrada.
Um navio carregado saindo do Porto de Santos leva em média de 14 a 18 dias para chegar aos principais portos americanos, segundo estimativa da APS (Autoridade Portuária de Santos). Ainda assim, algumas condições podem deixar a viagem ainda mais longa, como outros tipos de rotas, viagens em escalas ou fatores climáticos, levando até 30 dias para completar o percurso.