Contestação é o primeiro passo para garantir a devolução dos valores descontados
Aposentados e pensionistas que identificaram descontos indevidos em seus benefícios do INSS têm até a próxima sexta-feira, 14 de novembro, para contestar os débitos não autorizados. A contestação é o primeiro passo para garantir a devolução dos valores descontados e pode ser feita gratuitamente na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho….
Aposentados e pensionistas que identificaram descontos indevidos em seus benefícios do INSS têm até a próxima sexta-feira, 14 de novembro, para contestar os débitos não autorizados. A contestação é o primeiro passo para garantir a devolução dos valores descontados e pode ser feita gratuitamente na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho.
Desde o dia 1º de maio, a Casa de Direitos, que integra a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), já auxiliou 2.635 pessoas a verificarem a existência de descontos indevidos nos benefícios previdenciários. A ação é conduzida pela equipe do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), que realiza consultas detalhadas ao extrato previdenciário para identificar possíveis cobranças feitas por entidades associativas sem a devida autorização do beneficiário.
Quando é constatada alguma irregularidade, o NAT encaminha o pedido de restituição dos valores. “Realizamos a verificação dos extratos de pagamento e identificamos se houve descontos não autorizados. Quando constatada a cobrança indevida, entramos imediatamente com o pedido de restituição dos valores”, explica a assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima.
Na Casa de Direitos, o segurado recebe suporte completo para aderir ao acordo de ressarcimento oferecido pelo Governo Federal. O reembolso é depositado diretamente na conta do benefício, com correção pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial. A adesão é essencial para que o segurado receba o valor de volta.

“Aqui na Casa de Direitos prestamos toda a assistência necessária, desde a consulta até a formalização do pedido, garantindo que as vítimas dessa fraude tenham os valores restituídos”, reforça Amanda Lima.
O atendimento na Casa de Direitos de Maceió funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Para ser atendido, o segurado deve apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e os dados de acesso à conta Gov.br. Caso não possua a conta ou tenha esquecido a senha, a equipe também oferece suporte para regularização do acesso.



