Foi prorrogado o prazo para realização das etapas municipais e regionais da 5º Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Com a nova data, os Municípios poderão realizar os eventos nas localidades até o dia 11 de agosto. A informação foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Resolução 2/2025.
Em 2025, está prevista a realização da 5ª Conferência Nacional da Mulher, depois de 9 anos desde a última edição, em 2016. A realização é fundamental para a construção de políticas públicas mais eficazes e atentas às realidades das mulheres, além de fundamentar os trabalhos que guiam as políticas públicas voltadas a este público. Após as realizações das etapas municipais e livres, serão realizadas as etapas estaduais, finalizando com a etapa nacional, que será realizada em Brasília entre 16 a 19 de setembro
O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) reconhece os espaços de escuta das conferências como instrumentos fundamentais para a construção de políticas públicas que atendam às reais demandas das mulheres nos territórios, além de instrumentos de participação social que fortalecem a democracia e o avanço das garantias de direitos. O MMM reforça seu compromisso com o protagonismo feminino na política local e incentiva que prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e gestoras municipais se mobilizem para garantir a efetivação desses espaços e captar insumos para a fomentar a transformação da política nacional.