Prefeita Tia Júlia fiscaliza obras de saneamento básico em Palmeira dos Índios e assegura cumprimento de determinação
A prefeita Tia Júlia realizou uma visita à Avenida Deputado Medeiros Neto, no bairro São Cristóvão, na manhã desta sexta-feira (3), para fiscalizar as obras de saneamento básico realizadas pela empresa Conasa Águas do Sertão. A gestora municipal determinou a suspensão temporária das obras em 30 de junho, até que as ruas que passaram por reforma fossem pavimentadas novamente.
Durante a visita, Tia Júlia conversou com o engenheiro Kamilo Reis, responsável pela Conasa Águas do Sertão em Palmeira dos Índios. O profissional explicou que a empresa está trabalhando apenas na pavimentação dos trechos que já foram abertos e que está montando um cronograma para informar o planejamento de trabalho à prefeitura. “Podemos garantir que as obras executadas neste momento são apenas para pavimentar os trechos que já foram abertos e que temos um prazo determinado para que este serviço seja concluído”, disse.
O engenheiro também explicou o processo de execução das obras de saneamento básico, que inclui etapas como a demarcação dos dispositivos, o recorte do asfalto, a tubulação e a compactação dos buracos no solo. “Todo esse trabalho leva tempo para ser concluído e deve ser feito com o máximo de cautela, sempre com prévio estudo da localidade”, declarou.
Os secretários de infraestrutura Thiago Tavares, de Defesa Civil Carlos Guruba, de Planejamento Gilmar Menino também acompanharam Tia Júlia, além do superintendente municipal de Transporte e Trânsito Dindor e do Comandante da Guarda Municipal Adriano Dantas. É importante ressaltar que toda a equipe da Administração Pública está engajada para garantir a celeridade da pavimentação. “Diariamente fiscalizamos os trechos em que a Conasa Águas do Sertão atua e neste momento nossa maior preocupação é assegurar o cumprimento do decreto; para isso, cobramos a elaboração de um cronograma da atuação destes profissionais”, disse Thiago Tavares.
Depois das demonstrações de insatisfação por parte da população – que relatou diversos transtornos – a prefeita Tia Júlia iniciou uma série de ações a fim de cobrar da empresa que o trabalho fosse executado dentro dos parâmetros de qualidade; estas iniciativas incluíram diversas reuniões com a empresa, a propositura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) à Conasa, a assinatura de um decreto que paralisou temporariamente as obras e até mesmo uma solicitação ao Conselho Regional de Engenharia de Alagoas (Crea-AL) para que vistoriasse o trabalho executado pela Conasa.
A visita da prefeita Tia Júlia demonstra o compromisso da administração municipal com a fiscalização e controle das obras públicas. “Neste momento nossa preocupação é esclarecer nossa população sobre todos os passos que estamos dando not sentido de solucionar estes transtornos. Acredito que meu dever é agir no interesse do povo e é isso o que tenho feito, garantindo que minha determinação está sendo cumprida”, disse a gestora municipal.