A agricultura familiar em Penedo está sendo fortalecida por iniciativas que geram renda para trabalhadores e trabalhadoras rurais, público-alvo dos cursos gratuitos viabilizados por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola (SEMDAGRO) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O trabalho de capacitação para as famílias do campo abre duas turmas para outubro, uma de olericultura básica, na comunidade Palmeira Alta, onde a produção de hortaliças envolve a Associação Novo Renascer, onde as inscrições podem ser feitas com a Irmã Raquel.
Agricultores de Penedo são orientados sobre como vender para o setor público
A outra turma prepara agricultores para a criação de peixes em tanque escavado, atividade que será realizada no Assentamento Novo Horizonte, onde os interessados devem procurar o presidente Ducho.
Para os dois cursos, a inscrição também pode ser feita na SEMDAGRO – localizada nas imediações do antigo Sesi, atual Complexo Esportivo e Educacional da SEMED – e por meio do contato do articulador Marivaldo Leandro (82 98118-5787).
“O curso de olericultura básica é voltado para o cultivo de hortaliças, entre elas coentro, alface, cebolinha, pimentão, cultivos mais rápidos que podem ser incluídos na oferta de itens da agricultura familiar pelo PNAE e no PAA, além da nossa Feira da Agricultura Familiar e nas feiras da cidade, aos sábados e domingos”, explica Leandro.
Prefeitura de Penedo e Codevasf distribuem mais de 160 mil alevinos
“Já o curso de piscicultura básica é voltado para que os agricultores saibam fazer, desde a recepção dos alevinos que chegam gratuitamente para eles, por meio da parceria com a Codevasf, até as etapas seguintes que são realizadas com acompanhamento técnico da SEMDAGRO”, acrescenta o articulador da SEMDAGRO para os cursos.
As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira, dia 1º de outubro, com as aulas iniciando no dia 10 na Palmeira Alta, e no dia 20 no Assentamento Novo Horizonte.
Texto Fernando Vinícius – jornalista Secom PMP