O Programa Escola do Turismo, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), está com inscrições abertas para cursos de gastronomia nos meses de abril e maio. Mais de 400 vagas estão disponíveis nesta etapa, com aulas ministradas pelo Senac, parceiro da iniciativa, por meio da Carreta-escola — unidade móvel de ensino que percorrerá quatro municípios alagoanos.
Os cursos, de curta duração, contemplam Santana do Ipanema, Barra de São Miguel, Japaratinga e Marechal Deodoro. Entre as receitas que serão ensinadas, destacam-se pratos à base de frutos do mar, como moqueca de tilápia, tilápia empanada com purê de abóbora, bobó de camarão, isca de tilápia com molho de mel e limão, além de bolinho de carne de sol.
Leia também
No município de Japaratinga, os alunos também terão a oportunidade de aprender receitas de doces, como ovos de Páscoa, brownies e cupcakes.
De acordo com a superintendente de Infraestrutura e Logística para o Turismo, Sandra Villa Nova, a proposta do programa é facilitar o acesso à qualificação, especialmente para quem tem pouco tempo disponível. “Os cursos são de um dia, com uma receita por aula, permitindo que os alunos se capacitem rapidamente. Além disso, todos os participantes que concluírem as aulas recebem certificado”, destacou.
Ainda segundo a superintendente, a Carreta-escola tem percorrido diversas regiões turísticas de Alagoas, como os Cânions do São Francisco, Caminho das Águas e Costa dos Corais, ampliando o acesso à formação profissional em gastronomia.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no site setur.al.gov.br, onde os interessados podem consultar a lista completa de cursos, datas e locais das aulas.