sábado, setembro 27, 2025
spot_img

Setembro Amarelo: hospital Dr. Ib Gatto Falcão alerta para os sinais e reforça a importância de buscar ajuda


Mudanças bruscas de humor e isolamento social são sinais de alerta para o suicídio

Durante o Setembro Amarelo, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, o Hospital Dr. Ib Gatto Falcão reforça a importância de reconhecer os sinais de alerta que podem indicar sofrimento emocional e risco de crises mais graves. A iniciativa busca conscientizar a população de que pedir e oferecer ajuda pode salvar vidas….

Durante o Setembro Amarelo, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, o Hospital Dr. Ib Gatto Falcão reforça a importância de reconhecer os sinais de alerta que podem indicar sofrimento emocional e risco de crises mais graves. A iniciativa busca conscientizar a população de que pedir e oferecer ajuda pode salvar vidas.

De acordo com especialistas, alguns comportamentos merecem atenção especial. Mudanças bruscas de humor, isolamento social, perda de interesse por atividades antes prazerosas, alterações no sono ou no apetite, falas frequentes sobre morte ou desesperança e uso abusivo de álcool e drogas.

 

Esses sinais podem ser pedidos silenciosos de socorro. “O diálogo e a escuta sem julgamentos são essenciais. Muitas vezes, uma conversa acolhedora é o primeiro passo para a pessoa buscar apoio profissional”, destaca a médica Lara Moreira, da equipe de saúde mental do Hospital Dr. Ib Gatto Falcão.

A direção do hospital ressalta o papel de referência da unidade no atendimento especializado em saúde mental. “O Ib Gatto Falcão é reconhecido em todo o Estado como referência nesta área, com profissionais preparados e estrutura adequada para acolher quem precisa. Nosso compromisso é oferecer atendimento humanizado e seguro, com foco na preservação da vida”, afirma o diretor da unidade, Graciliano Ramos.

Ele ressalta que a ajuda deve ser procurada imediatamente em situações de risco, seja no pronto-atendimento, em serviços especializados ou pelos canais de emergência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo 192, e o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188.





Fonte: Alagoas 24h

Leia Também

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS